Natal

Natal ganha ‘castramóvel’ que fará atendimento gratuito

Natal acaba de ganhar dois veículos que irão oferecer serviço móvel de castração para animais adotados por famílias de baixa renda e posteriormente, para animais em situação de rua. A primeira unidade já está em solo natalense, enquanto a segunda unidade chegará até a próxima sexta-feira (29).

Ainda não existe uma previsão de quando os veículos Castra Móvel irão ter as atividades inicializadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), será preciso, inicialmente, realizar um convênio entre a Universidade Potiguar (UNP) e o Executivo municipal para viabilizar o serviço com os procedimentos cirúrgicos em pets.

A universidade entrará com a equipe de profissionais que vai atuar nas unidades móveis, com a Semurb sendo responsável pela aquisição de medicamentos e material de uso diário. Nesse primeiro momento, uma emenda parlamentar do vereador Sandro Pimentel (PSOL) já garantiu recursos na ordem de R$ 300 mil para viabilizar a compra dos insumos veterinários.

Projeto do ‘Castramóvel’

O projeto de lei que garantiu a implementação do serviço móvel é de autoria de Sandro Pimentel, que informou ao Portal N10 como os “castramóveis” estão equipados. “Os trailers contam com três espaços, sendo um de pré-cirurgia, um de cirurgia e outro do pós-operatório. Existe ainda pia e banheiro. “

O vereador ainda informou que os dois “castramóveis”  irão oferecer serviços itinerantes nas zonas de Natal, além de ressaltar que o serviço é exclusivo para a capital do Estado.

Nesta terça-feira (26), Sandro Pimentel divulgou um vídeo no qual ele pede celeridade da Prefeitura para que os veículos possam iniciar os atendimentos nas ruas da cidade. Confira:

Castração

A população de cães e gatos cresce dia após dia. Porém, nem todos aqueles que nascem conseguem ter um dono ou um bom lar. São os chamados cães e gatos de rua. Sabe qual o destino destes pobres animais? O sacrifício ou morrer à míngua.

Não há lugar para abrigar tantos cães e gatos. Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? Ninhadas são abandonadas no meio da rua e aqueles que sobrevivem geram mais e mais animais que terão um destino incerto.

Muitos permitem que seus animais andem soltos e não têm controle sobre os acasalamentos. E a história repete-se : gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos na rua. Assim, para muitos casos a esterilização, principalmente das fêmeas, é a melhor solução.

A castração também é indicada para a prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.