Natal

Natal e Mossoró precisam evoluir na coleta de esgotos e reduzir as perdas de água potável

As duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró, têm grandes desafios a vencer para melhorar as condições de saneamento básico. Os municípios fazem parte do novo “Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades” publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O estudo considera os números oficiais do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico – do Ministério das Cidades – ano base 2014.

No quinto menor estado brasileiro, a situação mais crítica está na capital Natal (82ª posição no Ranking), onde apenas 35,36% da população tem acesso à coleta dos esgotos e 26,02% do esgoto gerado é tratado. 94,74% dos habitantes tinham acesso à água tratada. Já em Mossoró (58º colocado) apenas 44,92% da população tem coleta dos esgotos e 40,29% do esgoto é tratado. 93,87% das pessoas têm água tratada.

Quando considerado o indicador de investimentos em saneamento básico comparado ao que foi arrecadado com os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos entre os anos de 2010 e 2014, Natal teve resultado ruim – 16% do arrecadado foi investido, valor abaixo da média de 23% entre as 100 maiores cidades. Já em Mossoró o investimento sobre arrecadação foi um dos maiores do país (77,04%), o que mostra que houve grandes investimentos na cidade.

No que se refere às perdas de água potável nos sistemas de distribuição, resultado de vazamentos, roubos e ligações clandestinas, erros ou falta de medição, ambas têm muito a fazer. Na capital do RN as perdas de água potável chegam a 56,99% e em Mossoró a 59,91%. As duas cidades estão muito piores do que a média nacional de 36,7%, que já é muito ruim.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.