Um novo decreto publicado na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Município, e assinado pelo prefeito Álvaro Dias, autorizou o funcionamento de shoppings em Natal. Porém, há restrições.
A liberação para os shoppings é para ‘drive-thru’ de vendas virtuais (internet ou meios eletrônicos), com a entrega dos produtos ocorrendo nos estacionamentos dos estabelecimentos.
De acordo com o decreto, cada shopping da capital poderá operar com até 15 guichês de vendas, a 5 metros um do outro, com um único vendedor em cada ponto. Os operadores deverão utilizar máscara, luvas e álcool em gel. Os estabelecimentos estavam fechados desde março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Ainda de acordo com o decreto, “é proibida a exposição, estocagem ou armazenamento de produtos nos guichês”.
Regras para clientes
O acesso deverá ser liberado unicamente a clientes que estejam em veículos automotores com todos os ocupantes utilizando máscara de proteção, sendo proibido o desembarque do condutor ou dos demais ocupantes do veículo, bem como o ingresso a pé no estabelecimento.
Regras para colaboradores
O texto também regula os funcionários que poderão atuar nesse modelo: “não poderão trabalhar no presente sistema de vendas pessoas com mais de
60 (sessenta) anos ou que possuam comorbidades, tais como hipertensão, cardiopatia, diabetes e dificuldades do sistema respiratório”.
Fiscalização
A fiscalização caberá à Guarda Municipal e à SEMURB, que poderão inclusive interditar o estabelecimento que descumprir as regras estabelecidas pela Administração Pública Municipal.
Para maiores informações, clique aqui e confira o decreto na íntegra.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.