O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, cumpre agenda administrativa em Brasília onde conseguiu junto ao Ministério da Saúde o repasse mensal de R$ 1 milhão para o custeio dos procedimentos de alta e média complexidade do Hospital Municipal de Natal, que tem inauguração prevista para o dia 18 de dezembro. O próprio ministro da Saúde, Marcelo Castro, confirmou que estará presente na inauguração.
Além da verba para o custeio do Hospital Municipal, o Ministério da Saúde assegurou a liberação de recursos de convênios firmados entre a Prefeitura de Natal e o governo federal para as obras no setor e o atendimento ao pedido de revisão de um desconto indevido de R$ 3 milhões no repasse do Fundo Municipal de Saúde.
Também foi assegurado pelo prefeito e sua equipe em Brasília a habilitação e qualificação das novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) — uma no bairro Potengi e outra no conjunto Cidade Satélite — do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e a disponibilização de um consultório odontológico móvel, que deve chegar a Natal dentro de 15 dias.
O Hospital Municipal de Natal vai funcionar no antigo prédio do Hospital Médico Cirúrgico, no bairro de Petrópolis. Ele vai dispor de 88 leitos e terá capacidade para 500 internações e 23 mil atendimentos por mês. “Enquanto João Pessoa tem dois, Natal nunca teve um hospital municipal”, comparou o prefeito Carlos Eduardo, ressaltando a necessidade da capital potiguar contar com uma unidade hospitalar desse gênero.
Na audiência com o ministro Marcelo Castro, o prefeito Carlos Eduardo estava acompanhado do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho, do vereador Felipe Alves e do secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca. Agradeceu o apoio de todos aos pleitos de Natal. Ainda durante o encontro, o ministro da Saúde elogiou bastante a gestão municipal pelo “excelente trabalho desenvolvido no SUS”.
Segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, a UPA que está sendo construída no bairro Potengi, na Zona Norte, tem previsão de inauguração para o dia 23 de dezembro. Uma vez em funcionamento, a UPA do Potengi poderá atender a até 700 pessoas por dia. O titular da SMS também confirmou para março de 2016 a abertura da UPA Zona Sul, em Cidade Satélite.
O secretário de Saúde de Natal comemorou os resultados da audiência no Ministério da Saúde. “Foram dois dias de intenso trabalho em busca de linhas de financiamento e recursos para a saúde na nossa cidade”, resumiu. “O prefeito Carlos Eduardo tem se mostrado incansável na luta pela melhoria da Saúde de Natal, com demonstrações continuadas de compromisso com o setor. Agradeço também o empenho e dedicação das secretárias adjuntas Terezinha Rego e Saudade Azevedo”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.