O deputado estadual Fernando Mineiro (PT/RN) criticou nesta quinta-feira (16) o anúncio do prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT/RN) sobre o aumento da passagem de ônibus. Na ocasião, o prefeito realizava a leitura da Mensagem Anual, na Câmara Municipal de Natal, e destacou que o aumento é inevitável e que já está sendo analisado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Mineiro observou que a população foi surpreendida com a notícia. “Lamento que a população passe por esse quadro de estelionato eleitoral que pesa no bolso do trabalhador em pleno momento de contenção e crise econômica”, disse o deputado.
Para o parlamentar, o prefeito escondeu a real situação da cidade durante a campanha eleitoral de 2016 e a população concordou. “O prefeito fugiu da população para fazer o que está fazendo hoje”, acrescentou Mineiro.
Aumento da passagem de ônibus
De acordo com um comunicado emitido no último dia 11 pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal- SETURN, o valor atual de R$2,90 é insuficiente para cobrir os custos do serviço, sendo necessário aumentar para pelo menos R$3,40.
Ainda segundo o SETURN, o órgão “está na iminência de perder a capacidade de operação, por ser o preço da passagem a segunda em menor valor dentre as 27 capitais brasileiras, sem, inclusive, qualquer subsídio de ISS ou ICMS sobre o óleo diesel consumido, o que é fato em muitas cidades brasileiras”.
“A inflação dos últimos seis anos equivaleu a 48,87%, enquanto que a tarifa foi corrigida em apenas 31,81%, sem considerar que o custo com salários, óleo diesel, pneus e peças subiram bem mais que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)”, conclui o comunicado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.