O ano de 2017 foi de intenso trabalho nos serviços de saúde ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) para a população e, em relação a assistência materno-infantil não foi diferente.
Durante os 12 meses, foram 5.213 partos realizados, sendo 3.116 normal e 2.907 cesárea. A unidade com maior registro de nascimento foi a Maternidade Leide Morais, localizada na zona Norte da capital potiguar, com 2.740, seguida pela Araken Pinto, na zona Leste, com 2.079 e a de Felipe Camarão, na zona Oeste, com 394 (dados de abril até dezembro).
Em 2017, inclusive, Natal foi homenageada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte pelos avanços conquistados durante o encerramento do Projeto Nascer com Dignidade, de autoria do próprio MPRN e que esteve em atividade de 2011 até 2017.
Na ocasião, o MPRN destacou os avanços de Natal na área, como a reabertura da Leide Morais e a inauguração da Maternidade Araken Irerê Pinto, na zona Leste, que aumentou a quantidade de leitos na região de 27 (na antiga Maternidade das Quintas) para 37, além do trabalho feito na Maternidade Felipe Camarão, que é referência no parto humanizado.
Durante o período do pré-natal, as gestantes visitam a maternidade na qual serão vinculadas – a que fica mais próxima de suas residências – para conhecer a estrutura e os serviços prestados. Elas também buscam esclarecer dúvidas, recebem orientações sobre seus direitos e informações sobre os procedimentos que grávidas e acompanhantes precisam ter e conhecem a importância do parto humanizado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.