O litoral da Grande Natal é um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego. No entanto, nem todas as praias da região estão próprias para banho. Segundo o Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 10/2023, emitido nesta sexta-feira (10), o litoral potiguar tem oito trechos impróprios para banho.
De acordo com o relatório, foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. A análise é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, seguindo as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
Os oito trechos identificados como impróprios para banho são: Redinha (Rio Potengi); Praia de Areia Preta (Praça da Jangada); Via Costeira (Cacimba de Boi e Barreira D’água); Praia de Ponta Negra (Acesso Principal), em Natal; Foz do Rio Pium, em Nísia Floresta; o Rio Pium (Ponte Nova e Balneário Pium), em Parnamirim.
A balneabilidade das praias é um fator importante para a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Os trechos impróprios para banho podem causar diversos problemas de saúde, como irritação de pele, gastroenterites e infecções respiratórias, além de prejudicar a fauna e flora local.
É importante ressaltar que as medidas para garantir a balneabilidade das praias são responsabilidade de todos. A poluição da água pode ser causada por diversos fatores, como o despejo inadequado de esgoto, o descarte de lixo nas praias e a falta de tratamento de resíduos, por exemplo.
Os órgãos responsáveis pela análise da balneabilidade das praias estão realizando esforços para garantir a melhoria da qualidade das águas na região. No entanto, é fundamental que os turistas e moradores da região também façam a sua parte, evitando jogar lixo nas praias, fazendo o descarte correto de resíduos, evitando o uso excessivo de produtos químicos e denunciando irregularidades.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.