Natal

Litoral da Grande Natal tem oito trechos impróprios para banho

Devido a quantidade de coliformes encontrados nas águas, tomar banho nesses locais pode causar diversos problemas de saúde, como irritação de pele, gastroenterites e infecções respiratórias

O litoral da Grande Natal é um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego. No entanto, nem todas as praias da região estão próprias para banho. Segundo o Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 10/2023, emitido nesta sexta-feira (10), o litoral potiguar tem oito trechos impróprios para banho.

De acordo com o relatório, foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta. A análise é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, seguindo as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Os oito trechos identificados como impróprios para banho são: Redinha (Rio Potengi); Praia de Areia Preta (Praça da Jangada); Via Costeira (Cacimba de Boi e Barreira D’água); Praia de Ponta Negra (Acesso Principal), em Natal; Foz do Rio Pium, em Nísia Floresta; o Rio Pium (Ponte Nova e Balneário Pium), em Parnamirim.

A balneabilidade das praias é um fator importante para a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Os trechos impróprios para banho podem causar diversos problemas de saúde, como irritação de pele, gastroenterites e infecções respiratórias, além de prejudicar a fauna e flora local.

É importante ressaltar que as medidas para garantir a balneabilidade das praias são responsabilidade de todos. A poluição da água pode ser causada por diversos fatores, como o despejo inadequado de esgoto, o descarte de lixo nas praias e a falta de tratamento de resíduos, por exemplo.

Os órgãos responsáveis pela análise da balneabilidade das praias estão realizando esforços para garantir a melhoria da qualidade das águas na região. No entanto, é fundamental que os turistas e moradores da região também façam a sua parte, evitando jogar lixo nas praias, fazendo o descarte correto de resíduos, evitando o uso excessivo de produtos químicos e denunciando irregularidades.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.