O novo acúmulo de efluentes escuros identificado na Praia de Areia Preta, popularmente chamado de “língua negra“, é resultado de um vazamento de esgoto proveniente de um Poço de Vista (PV) obstruído, localizado na Rua Atalaia, no bairro de Mãe Luiza, que está extravasando para a rede de drenagem pluvial, atingindo a praia.
A origem do problema foi identificada após uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) – vídeo mais abaixo. A investigação detalhada incluiu a abertura e inspeção de vários PVs ao longo das ruas e travessas do bairro de Mãe Luiza. Após a descoberta, a SEMURB notificou e autuou a CAERN para que o problema seja corrigido com urgência, no prazo máximo de 72h.
De acordo com informações do supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, a vistoria teve início às 9h da manhã utilizando equipamentos de inspeção como uma câmera endoscópica.
“Nossa equipe realizou uma varredura detalhada do local, monitorando a galeria de drenagem desde a Rua Guanabara até a Rua Atalaia, onde foi localizado o extravasamento. A origem do esgoto só foi possível a partir da utilização de uma câmera sonda tipo endoscópica, que ao ser lançada na rede de drenagem, mostrou a direção exata por onde estava escoando o efluente, orientando a inspeção dos sistemas de esgotamento e drenagem na bacia de contribuição“, explicou Almeida.
“Essa correção é essencial para evitar o comprometimento contínuo da balneabilidade da praia e garantir a preservação do meio ambiente,” completou o supervisor.
Um vídeo mostrando a “língua negra” viralizou nas redes sociais. O homem que surge narrando nas imagens, fala: “Olha que maravilha… só não é melhor por causa disso aqui. Infelizmente!“.
Ver no Threads
A Semurb pede para que a população contribua com a fiscalização, reportando quaisquer problemas de escoamento irregular de águas servidas ou esgoto. Qualquer pessoa pode contribuir denunciando casos de lançamento de esgoto ou água servida pelo telefone da Ouvidoria da Semurb, pelo número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.