Na última quarta-feira, 26, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou dois novos tremores na dorsal, nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas.
O primeiro tremor ocorreu às 5h11, pelo Tempo Coordenado Universal (UTC) e teve magnitude 4.9. O segundo tremor ocorreu às 5h58 e teve magnitude 5.0. O epicentro, ponto onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, de ambos os tremores foram bastante próximos, não distando mais que 6,5 km. Em relação ao segundo tremor, o epicentro está localizado a aproximadamente 2.210 km de Natal.
O Laboratório
O Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN, além de atividades como o monitoramento dos abalos sísmicos, participa da formação de alunos de graduação em Geofísica e de pós-graduação (PPGG/UFRN) e mantém parcerias com Petrobras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Marinha do Brasil, entre outros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.