O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Natal, Kennedi de Oliveira Braga, determinou a realização de uma nova totalização dos votos na capital potiguar. A recontagem mudará a situação dos vereadores eleitos para a Câmara Municipal e o Partido dos Trabalhadores (PT) deve perder uma vaga.
A nova totalização será feita durante uma cerimônia pública às 10h da próxima quinta-feira 19, no cartório eleitoral da 1ª Zona Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o procedimento será necessário por causa do deferimento e o trânsito em julgado de alguns registros de candidaturas e a consequente mudança de situação jurídica destes candidatos.
Entre os novos votos que serão contabilizados estão os de dois candidatos do PTB: Luciano Nascimento e Sílvio de Araújo Dantas, que tiveram 3.464 e 1.362 votos, respectivamente.
A tendência é que o Partido dos Trabalhadores, que conseguiu três vagas no Legislativo, fique somente com duas. Isso deve ocorrer porque, com a nova totalização, o partido conseguiria votos correspondente a pouco menos do que duas vezes o valor do quociente eleitoral.
Assim, a primeira vaga, de Divaneide Basílio, seria garantida diretamente, e a segunda, de Brisa Bracchi, será determinada pela chamada “sobras”. Daniel Valença, o terceiro colocado, ficaria como primeiro suplente da coligação.
A vaga na Câmara Municipal seria ocupada por Luciano Nascimento, o mais votado do PTB.
A definição sobre a nova composição não está confirmada oficialmente, o que ocorrerá somente na quinta-feira, com a totalização dos votos das candidaturas que conseguiram o deferimento e o trânsito em julgado de seus registros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.