Na tarde desta sexta-feira, dia 15 de março, uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) foi acionada para atender um chamado informando da presença de uma serpente jiboia que se encontrava dentro de uma residência na Rua Gerânios, bairro de Mirassol, zona Sul da cidade.
Os guardas municipais chegaram ao local e confirmaram a ocorrência detectando um animal que parecia não ter sofrido qualquer tipo de maus tratos. Os guardas municipais cercaram a jiboia numa das áreas da casa e utilizando equipamentos próprios para a ação conseguiram capturar a serpente e conduzi-la a uma caixa apropriada para realizar o deslocamento.
A jiboia foi levada até o Aquário Natal, na Praia da Redinha, onde ficará em quarentena sob os cuidados da equipe de veterinários e biólogos do aquário. Após a análise médica, o animal deve ser devolvido ao seu habitat.
De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, o procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. “O animal que resgatamos com alguma lesão é levado ao Aquário Natal, que dispõe de uma equipe de biólogos que tratam da espécie e analisam se o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza”, disse.
A coordenadora também informou que o cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do GAAM\GMN através do Ciosp ligando para o número 190. “É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem nossas guarnições que iremos fazer o resgate”, concluiu Francineide.
A jiboia é uma serpente que adulta pode chegar a um tamanho de 2m a 4m. No território brasileiro é a segunda maior cobra perdendo apenas para a sucuri, podendo ser encontrada em diversos locais, como Mata Atlântica, restingas mangues, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.