O Instituto Atena de Pesquisa Clínica, sediado em Natal, está buscando voluntários para estudo clínico voltado para indivíduos que sofrem de dor lombar moderada a severa, principalmente com crise recente – tendo ocorrido até sete dias. Entre os critérios de seleção dos interessados, o estudo busca pessoas de 18 até 65 anos, e no caso das mulheres, que não estejam grávidas ou em fase de amamentação.
A dor lombar é um problema extremamente comum, sendo a segunda causa mais presente entre consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas. Por este motivo, tem crescido o número de pesquisas acerca da lombalgia.
Neste caso específico, o Instituto Atena está atuando em um estudo clínico nacional, fase III, randomizado e duplo-cego, para avaliar a eficácia e segurança da associação em dose fixa de orfenadrina 35mg, paracetamol 325mg, cafeína 65mg e diclofenaco sódico 50mg em relação ao medicamento comparador diclofenaco sódico 50mg (comercialmente mais conhecido como Voltaren) e ao placebo, em episódios de lombalgia aguda mecânica postural.
A lombalgia mecânica (a forma mais prevalente), na maioria dos casos, se limita à região lombar e nádegas. Raramente se irradia para as coxas. Pode aparecer subitamente pela manhã e apresentar-se acompanhada de escoliose antálgica. O episódio doloroso tem duração média de três a quatro dias
Os interessados devem fazer contato com o Instituto Atena, pelo telefone 84 99992-0089. O serviço é inteiramente gratuito e acontece na avenida Marechal Floriano Peixoto, 385 – Tirol.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.