Natal

Injúria racial: homem é autuado após dizer que odeia ‘essa negrada’ em shopping de Natal

Um homem foi autuado por injúria racial após discussão ocorrida na praça de alimentação do Natal Shopping – na zona sul da capital. Segundo testemunhas, o homem – que aparenta ter entre 35 e 40 anos, teria falado em voz alta “eu odeio essa raça, essa negrada maldita”. Um vídeo que mostra a reação de um homem mais jovem às ofensas racistas viralizou (apenas o momento da reação foi divulgado).

De acordo com duas mulheres que estavam próximas à mesa do homem, ele estava alterado, parecia ouvir música alta e tinha algumas reações descontroladas. Depois, um casal também sentou perto das amigas. Foi quando o homem começou a proferir as ofensas.

O caso de racismo foi parar na delegacia. Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi autuado na Central de Flagrantes por injúria racial. Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele foi liberado.

Confira abaixo o vídeo divulgado nas redes sociais:

Nesse vídeo que mostra a confusão, pessoas comentam que o acusado costuma ficar na mesma praça de alimentação e que os insultos não são novidade. “Esse homem todo dia vai pro ns com esse notebook e fica gritando igual um louco nada com nada“, escreveu um usuário da rede social Twitter.

No Instagram, uma mulher que estava no local, disse que as agressões eram direcionadas à ela e ao homem que reagiu e aparece no vídeo discutindo com o acusado.

O caso

Em pé, o homem negro se dirige até a mesa onde o homem branco está sentado e começa a gritar com ele. Irritado, o homem negro afirma: “Você é melhor do que eu por quê?”, “Você é um racista”, “Você tem que respeitar”. Em resposta, o homem branco nega que tenha sido racista. “Eu estou falando uma metáfora”, “Vire esse dedo para lá”, “Eu não disse nada”, “Eu estou falando sobre o Brasil” – foram algumas das expressões ouvidas pelos presentes (e que você pode conferir no vídeo acima).

Nota do shopping

Em nota, o Natal Shopping informou que, ao ser notificado da discussão entre clientes, “atuou prontamente e acionou as autoridades competentes”.

“Os envolvidos foram levados à delegacia. O shopping reforça ainda que não tolera nenhuma forma de discriminação em suas dependências e ressalta que conta com profissionais treinados para garantir a segurança e bem-estar de clientes, lojistas e colaboradores dentro do estabelecimento”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.