Um homem foi autuado por injúria racial após discussão ocorrida na praça de alimentação do Natal Shopping – na zona sul da capital. Segundo testemunhas, o homem – que aparenta ter entre 35 e 40 anos, teria falado em voz alta “eu odeio essa raça, essa negrada maldita”. Um vídeo que mostra a reação de um homem mais jovem às ofensas racistas viralizou (apenas o momento da reação foi divulgado).
De acordo com duas mulheres que estavam próximas à mesa do homem, ele estava alterado, parecia ouvir música alta e tinha algumas reações descontroladas. Depois, um casal também sentou perto das amigas. Foi quando o homem começou a proferir as ofensas.
O caso de racismo foi parar na delegacia. Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi autuado na Central de Flagrantes por injúria racial. Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele foi liberado.
Confira abaixo o vídeo divulgado nas redes sociais:
Nesse vídeo que mostra a confusão, pessoas comentam que o acusado costuma ficar na mesma praça de alimentação e que os insultos não são novidade. “Esse homem todo dia vai pro ns com esse notebook e fica gritando igual um louco nada com nada“, escreveu um usuário da rede social Twitter.
No Instagram, uma mulher que estava no local, disse que as agressões eram direcionadas à ela e ao homem que reagiu e aparece no vídeo discutindo com o acusado.
O caso
Em pé, o homem negro se dirige até a mesa onde o homem branco está sentado e começa a gritar com ele. Irritado, o homem negro afirma: “Você é melhor do que eu por quê?”, “Você é um racista”, “Você tem que respeitar”. Em resposta, o homem branco nega que tenha sido racista. “Eu estou falando uma metáfora”, “Vire esse dedo para lá”, “Eu não disse nada”, “Eu estou falando sobre o Brasil” – foram algumas das expressões ouvidas pelos presentes (e que você pode conferir no vídeo acima).
Nota do shopping
Em nota, o Natal Shopping informou que, ao ser notificado da discussão entre clientes, “atuou prontamente e acionou as autoridades competentes”.
“Os envolvidos foram levados à delegacia. O shopping reforça ainda que não tolera nenhuma forma de discriminação em suas dependências e ressalta que conta com profissionais treinados para garantir a segurança e bem-estar de clientes, lojistas e colaboradores dentro do estabelecimento”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.