NatalPolítica
Tendência

Inauguração de hospital veterinário de Natal levanta suspeitas de abuso de poder político

A Justiça Eleitoral investiga se o prefeito Álvaro Dias, o candidato Paulinho Freire, sua vice Joanna Guerra e o vereador Robson Carvalho utilizaram a inauguração para promover suas campanhas.

A Justiça Eleitoral determinou que a Prefeitura de Natal apresente informações detalhadas sobre o Hospital Veterinário Municipal. A decisão foi emitida no sábado (28) pela juíza Valéria Maria Lacerda Rocha, da 1ª Zona Eleitoral, atendendo a um pedido da federação PSOL/Rede. O objetivo é investigar possíveis irregularidades no uso da unidade para fins eleitorais.

Entre as exigências da Justiça, estão a comprovação do alvará de funcionamento do hospital e o registro dos veterinários que atuam no local junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária. Além disso, a prefeitura deve fornecer uma lista completa dos funcionários, indicando as datas de contratação, além de um levantamento detalhado do número de atendimentos, exames e procedimentos realizados entre os dias 11 de setembro de 2024 e a data da decisão judicial.

A juíza também solicitou ao Conselho Regional de Medicina Veterinária informações sobre possíveis processos de fiscalização ou infrações envolvendo o hospital, bem como a confirmação da existência de um responsável técnico pela unidade.

O pedido de informações foi feito no âmbito de uma ação de investigação judicial eleitoral, movida pela federação PSOL/Rede, que acusa o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), o candidato à prefeitura Paulinho Freire (UNIÃO), sua vice Joanna Guerra (Republicanos) e o vereador Robson Carvalho (UNIÃO) de abuso de poder político. A federação alega que a inauguração do hospital foi utilizada para promover a imagem dos candidatos durante a campanha eleitoral.

Segundo a federação, os envolvidos “traçaram uma atuação conjunta, e arquitetaram o uso das redes sociais sem desfaçatez, para interferir no pleito de Natal/RN, utilizando a máquina pública para fazer campanha eleitoral”. A ação também aponta que o objetivo era “associar suas imagens à entrega de um serviço público em prol da causa animal”.

A federação solicitou a remoção dos perfis dos investigados das plataformas pertencentes à Meta, como uma medida para evitar a suposta promoção irregular. No entanto, a juíza Valéria Rocha negou esse pedido, afirmando que não foi comprovado abuso de poder político na inauguração do hospital. A magistrada concluiu que o evento não foi utilizado como ferramenta de campanha eleitoral, descartando a necessidade de intervenção nas redes sociais.

Com a continuidade da ação, a Prefeitura de Natal e o Conselho Regional de Medicina Veterinária terão de fornecer os documentos e informações solicitados para dar prosseguimento à investigação.

Inauguracao de hospital veterinario de Natal levanta suspeitas de abuso de poder politico
Inauguração de hospital veterinário de Natal levanta suspeitas de abuso de poder político – Foto: Prefeitura de Natal

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.