A administração do Hospital Maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, região da Grande Natal, anunciou nesta quinta-feira (03/11) a suspensão dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são custeados pelo governo do Rio Grande do Norte e pela prefeitura do município.
De acordo com a direção da unidade, a medida foi adotada por causa do atraso dos repasses financeiros contratados com as secretarias de saúde do estado e de São Gonçalo do Amarante. Os valores devidos somariam mais de R$ 2,4 milhões.
O hospital tem 100% de seus atendimentos destinados aos pacientes do SUS. Segundo o hospital, foram suspensos os atendimentos nos serviços de UTI Geral Adulto e Pronto Atendimento aos pacientes classificados na triagem com as cores azul e verde (sem urgência e pouco urgente).
“Todos serão orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde“, informou a unidade em comunicado à imprensa.
Já os pacientes classificados com as cores amarela, laranja e vermelha – urgente, muito urgente e emergência – deverão ser atendidos no hospital e, em caso de hospitalizações, serão feitos pedidos de transferências via Regula RN (sistema de regulação do estado) para outros hospitais da região.
Na manhã desta quinta-feira (03/11), a unidade contava com 42 pacientes internados, entre leitos clínicos e UTI. A assessora não informou quantos pacientes estão na UTI. A unidade tem 64 leitos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.