A população de Natal ganhará o primeiro hospital público do município no dia 20 de novembro. A data foi divulgada pela prefeita em exercício, Wilma de Faria, nesta terça-feira (27) durante visita às obras do Hospital Municipal de Natal. O secretário de saúde Luiz Roberto Fonseca confirmou o prazo estipulado para o início dos atendimentos.
Durante a visita, a prefeita em exercício percorreu todos os andares, observou o andamento das obras de adequação e agradeceu pessoalmente aos trabalhadores responsáveis pela execução dos serviços. “A população de Natal agradece o que vocês estão fazendo aqui”, disse.
Wilma de Faria ficou impressionada com as dimensões do Hospital. “Será um ganho muito grande para a cidade e seu serviço de saúde. Representa o nosso compromisso e do prefeito Carlos Eduardo e de todos que fazem a prefeitura. Serão 500 internações por mês e em média 23 mil atendimentos/mês. Então é muito importante, pois vai atender a população como um todo inclusive com alta e média complexidade. A prefeitura nunca tinha tido um hospital e estaremos inaugurando no dia 20 de novembro”, comemorou.
Hospital Municipal de Natal
Tem 80 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará com atendimento em ortopedia clínica 24 horas e pronto atendimento adulto e infantil 24 horas. Serão realizadas cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ortopedia e urologia e concentrará os atendimentos que hoje são realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores.
De acordo com o secretário de saúde, Luiz Roberto Fonseca, cerca de 340 funcionários serão deslocados para o Hospital, sendo uma parte deles transferido do Hospital Infantil Sandra Celeste, outra do Hospital dos Pescadores e os demais vindos de contratação seletiva. “A gente quer entregar um hospital com atendimento diferenciado, equipado e completamente diferente do que é a realidade do SUS”, comentou o secretário.
Luiz Roberto Fonseca revelou que a direção do hospital ficará sob a responsabilidade da Doutora Cecília Picinin, atual coordenadora geral do SAMU no Rio Grande do Norte. “É importante termos uma pessoa que além de ser competente tem que ter muita alma e experiência para assumir toda essa estrutura”, comentou Wilma de Faria. “Tivemos esse pedido atendido e o SAMU a liberou. Ela é uma profissional de alto nível com grande experiência”, reforçou o secretário citando que a médica já geriu o Walfredo Gurgel em outra oportunidade.
Na obra de readequação do Hospital Municipal foram investidos entre R$ 150mil a R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel do local. Até esta terça-feira (27) o primeiro e o segundo andar onde funcionarão as emergências infantil e adulto, além de setores de internamento já estavam com os serviços praticamente concluídos. Foram realizadas revisões em toda a parte elétrica e hidráulica, adequações em banheiros e portas para acompanhar a lei no que diz respeito à acessibilidade, além de serviços de pintura e hidrosanitários.
Segundo informações do Departamento de Infraestrutura Física e Tecnológica da Secretaria Municipal de Saúde, os custos para implantação do Hospital foram reduzidos atendendo ao decreto do prefeito Carlos Eduardo de economia. Foi utilizado um contrato já existente na própria secretaria para recuperação de equipamentos, o que diminuiu o gasto nessa área. Os demais equipamentos vem do Hospital Memorial, onde antes era feito o atendimento ortopédico, do Sandra Celeste e do Hospital dos Pescadores. As demais necessidades foram adquiridas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.