A assessoria de imprensa da Guarda Municipal do Natal (GMN) informou que a partir da noite desta segunda-feira (13), irá iniciar um patrulhamento específico com foco na área de estacionamento público nas adjacências da Árvore de Natal de Mirassol. A medida foi motivada por denúncias de motoristas que relataram excessos por parte de alguns flanelinhas que “loteiam” a área pública e pressionam motoristas a pagarem valores específicos para estacionar seus veículos na localidade.
De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, as denúncias apontam que vem sendo cobrado R$ 10,00 para estacionar. No momento que o motorista sai do veículo é abordado, sendo entregue um cartão especificando o valor do estacionamento na área pública. Outro ponto das denúncias é que os motoristas que alegam não ter dinheiro naquele momento recebem do flanelinha uma chave PIX para que seja feita a transferência do valor para a conta do mesmo.
“Deixamos claro que não é legal a imposição de cobrança de estacionamento em via pública. O cidadão pode sim remunerar ou não o flanelinha, de acordo com a sua vontade. O que não pode é a tentativa de pressão, intimidação ou qualquer tipo de constrangimento para que o motorista pague para estacionar seu veículo na rua”, comentou o subcomandante Cruz.
O Subcomando de Segurança da GMN lembrou que desde o acendimento das luzes da Árvore de Natal de Mirassol, em 19 de novembro, que o local recebeu reforço na segurança com guardas municipais presentes todos os dias. “Nossas guarnições estão no local diariamente. Pedimos que aquele cidadão que se sentir coagido ou ameaçado a ter que pagar estacionamento em área pública procure nossos guardas e façam a denúncia no local que agiremos de acordo com a lei”, concluiu o subcomandante Cruz.
Árvore de Mirassol vem recebendo diariamente centenas de visitantes. O local também é palco de shows com artistas locais. A árvore é considerada uma das maiores do país e conta com uma estrutura de 120 metros de altura. Ao redor estão a feirinha de artesanato que abriga mais de 100 artesãos, além de uma estrutura de praça de alimentação com barraquinhas e food trucks.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.