NatalSaúde
Tendência

Faculdade oferece treinos gratuitos para idosos hipertensos em Natal

Iniciativa vai oferecer treinos aeróbicos em esteira de forma gratuita para avaliar os benefícios de um exercício de baixo impacto para público-alvo.

A Faculdade Estácio, unidade Natal, está com inscrições abertas para o “Cardio 60+”, um programa de pesquisa e extensão que visa promover a saúde cardiovascular de idosos com diagnóstico de hipertensão arterial. Essa iniciativa oferece treinamentos aeróbicos supervisionados gratuitamente, voltados para pessoas com mais de 60 anos, a fim de promover uma melhor qualidade de vida e prevenir complicações de saúde decorrentes da pressão alta.

O “Cardio 60+” tem foco em treinamento aeróbico em esteira, modalidade de baixo impacto adequada ao público-alvo do projeto. Com duração de 12 semanas, o programa será conduzido pela fisioterapeuta Maria Karolina Ferreira, que coordena a iniciativa junto com uma equipe de estagiários de Fisioterapia.

O diferencial do projeto é a combinação de uma avaliação cuidadosa da saúde cardiovascular com uma prática física segura e supervisionada, promovendo benefícios tangíveis para o coração e a circulação, além de melhorar a mobilidade dos participantes”, afirma Maria Karolina.

Para participar, é necessário atender a alguns critérios, como ter mais de 60 anos, possuir hipertensão diagnosticada e não apresentar condições como diabetes, uso de marcapasso ou doenças locomotoras que comprometam a movimentação. A iniciativa tem o objetivo de estimular a autonomia funcional dos idosos, oferecer maior bem-estar e promover o fortalecimento do sistema cardiovascular.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que o sedentarismo e a obesidade estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão, que afeta cerca de 30% da população brasileira. O quadro é definido por uma pressão arterial acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), conhecida popularmente como “14 por 8”. Segundo dados da SBC, a atividade física regular é uma das práticas mais recomendadas para a prevenção e controle da hipertensão, devido aos benefícios sobre a circulação e a capacidade cardíaca.

A Estácio Natal reforça a importância do projeto “Cardio 60+” para a população idosa, especialmente pela gratuidade e acessibilidade da proposta, que visa impactar positivamente a saúde cardiovascular de um grupo vulnerável a complicações relacionadas ao sedentarismo.

Para mais informações, confira:

  • O quê: Inscrições para o projeto Cardio 60+
  • Onde: Estácio Natal (Av. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal – RN, 59030-350)
  • Inscrições: Link para inscrições
  • Contato: (84) 3198-1633 (WhatsApp)
Faculdade oferece treinos gratuitos para idosos hipertensos em Natal
Faculdade oferece treinos gratuitos para idosos hipertensos em Natal – Imagem de Lewis Good por Pixabay

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.