A plenária do 15º Congresso Estadual da CUT-RN, realizada na noite desta quarta-feira (12), transformou-se num ato em solidariedade ao ex-presidente Lula, que foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que a condenação era esperada, uma vez que, desde o início do processo, “Moro se prestou a cumprir o roteiro pautado pelos protagonistas do golpe de 2016: a direita política conservadora, as elites empresariais e a mídia monopolizada.”
Mineiro defendeu a união dos movimentos populares para resistir ao que chamou de “avalanche regressiva”, representada pela tentativa de “impedir a candidatura de Lula em 2018, o aprofundamento do estado de exceção e a aprovação das reformas que retiram direitos da classe trabalhadora do Brasil.”
A vereadora natalense Natália Bonavides (PT) adotou o mesmo tom ao dizer que “tudo o que está acontecendo está no roteiro do golpe”. “A única coisa que não está nesse roteiro é a nossa reação. A gente não tem o direito de baixar a cabeça. A esperança é uma tarefa militante”, defendeu.
Além da CUT, a plenária contou com representantes da CTB-RN, CSP-Conlutas, Fetraf, Fetarn, MST, UNE, UMES, Levante Popular da Juventude, JPT, UJS e dos presidentes municipal e estadual do PT, respectivamente, Raoni Fernandes e Junior Souto.
Por fim, as entidades que integram a Frente Brasil Popular do RN definiram pela realização de um ato público em defesa de Lula, nesta quinta-feira (13), a partir das 13h, na Praça Sete de Setembro em Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.