A obra de engorda da praia de Ponta Negra, uma das principais intervenções urbanísticas do litoral potiguar, já está impactando a paisagem da orla, conforme mostram imagens aéreas divulgadas no último domingo (29). O material foi compartilhado pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, nas redes sociais. As imagens (confira mais abaixo) revelam o avanço da obra, cujo objetivo é conter a erosão e proteger a costa, especialmente o famoso Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade.
Os trabalhos, que foram retomados no dia 21 de setembro após um período de paralisação, seguem a todo vapor. Segundo a Prefeitura de Natal, o projeto foi acelerado após a decretação de situação de emergência nas praias de Ponta Negra e Via Costeira, devido ao risco de colapso em diversas áreas da orla, colocando em risco não apenas a infraestrutura local, como também a segurança de moradores e turistas.
O secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, informou que a obra está em ritmo intenso e já acumula aproximadamente 120 mil metros cúbicos de areia depositada em um trecho de 600 metros da praia.
“Se continuar neste processo de trabalho, com 15, 16 mil m³ por dia de areia despejada na praia, chegaremos ao fim da obra bem antes do estabelecido pela empresa“, afirmou Gomes. Inicialmente prevista para ser concluída em 95 dias, a obra agora tem expectativa de ser entregue em 74 dias, com conclusão antes do final de dezembro.
A engorda visa aumentar a faixa de areia de Ponta Negra e da Via Costeira em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, cobrindo um total de 4 quilômetros. Para isso, será necessário o uso de aproximadamente 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia, extraídos de uma jazida compatível com as características naturais da praia. Além de combater a erosão, o projeto busca proteger estruturas importantes da orla, como o calçadão e os hotéis, evitando maiores prejuízos.
Importância econômica para a cidade
A obra não se limita apenas à proteção ambiental. Carlson Gomes destacou que o projeto é vital para a economia de Natal, principalmente no que diz respeito ao turismo, que é a principal fonte de renda local. “O aterro, quando pronto, dará uma nova vida para todo litoral Sul, principalmente para os trabalhadores e operadores do turismo na região. Todos sairão ganhando. Afinal, Natal é uma cidade que vive e se desenvolve impulsionada pelo turismo. Não temos grandes indústrias, e a grande fonte geradora de emprego e renda é o nosso turismo”, destacou o secretário.
Além de proteger estruturas, a ampliação da faixa de areia promete tornar a praia mais atraente para visitantes, beneficiando diretamente comerciantes e trabalhadores do setor turístico. Sem essa intervenção, o desgaste do calçadão e de edificações próximas à orla continuaria, comprometendo a economia local e afastando turistas.
Com o avanço acelerado, a conclusão da engorda antes do final de dezembro permitirá que Ponta Negra esteja preparada para a alta temporada, oferecendo uma orla renovada e segura para os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.