Em um importante passo para a equidade de gênero no esporte, a Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (1º de março) o Projeto de Resolução n° 14/2019, que garante aos servidores da Casa ponto facultativo nos horários dos jogos da Seleção Feminina de Futebol na Copa do Mundo FIFA.
De autoria da ex-vereadora e agora deputada Divaneide Basílio e subscrita pela vereadora Brisa Bracchi (PT) e pelo vereador Daniel Valença (PT), a matéria é fruto de amplos debates na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2019 e representa uma importante conquista para a igualdade de gênero no esporte.
O projeto determina que o número de horas do expediente seja reduzido de acordo com os horários divulgados oficialmente pela FIFA dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Vale lembrar que a nona edição do torneio mundial de seleções femininas acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023, com sede dividida entre Austrália e Nova Zelândia.
Ao defender a proposição, a vereadora Brisa Bracchi afirmou: “Trata-se de um projeto que vem no sentido da gente poder construir cada vez mais igualdade entre homens e mulheres no campo do esporte, tendo em vista os desafios enfrentados pelo desporto feminino. O Brasil possui uma excelente seleção feminina de futebol que merece todo nosso apoio. Então, como o ponto facultativo é adotado nas partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo Masculina, entendemos que o mesmo direito deve ser dado para os jogos da nossa seleção na Copa do Mundo Feminino. Que a gente possa estar na torcida pelas mulheres do Brasil“.
Essa não é a primeira vez que Natal toma iniciativas em prol da equidade de gênero no esporte. Na última edição da Copa do Mundo Feminina, a ex-vereadora Divaneide Basílio conseguiu, por meio de um ato normativo interno, liberar os servidores para assistirem aos jogos das seleções femininas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.