O efetivo da Força Nacional para as operações-piloto do Plano Nacional de Segurança Pública recebeu reforço. O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de 120 policiais para Natal (RN).
A iniciativa permitirá a continuidade das operações conjuntas com as policiais federal, rodoviária federal e estaduais, que tiveram início em fevereiro deste ano. A medida está prevista no Plano Nacional de Segurança Pública.
Na capital potiguar, os policiais militares da Força Nacional realizam barreiras em vias estratégicas e patrulhas urbanas em locais de alto risco, abordagens a pessoas e buscas e varreduras em veículos, com o intuito de apreender armas, drogas ilegais e outros objetos roubados ou ilícitos.
O apoio às investigações de crimes contra a vida também já começou, com o levantamento de dados e planejamento estratégico para investigação de homicídios, realizado em apoio às polícias civis locais.
Essas equipes da Força Nacional, compostas por policiais civis e profissionais de perícia, já estão, respectivamente, estudando inquéritos e confeccionando laudos.
Plano Nacional
A ampliação de efetivo da Força Nacional na capital é uma das oito ações gerais de atuação conjunta do Plano Nacional de Segurança Pública. Estão previstos outros dois tipos de ações, além de atuação conjunta: capacitação e inteligência.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.