O Boletim de Balneabilidade das praias, emitido neste sábado (13), informa que 7 trechos analisados estão impróprios para o banho. O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e faz parte do Programa Água Azul.
Os pontos de coleta apontados como impróprios para o banho no último relatório são os seguintes: Nísia Floresta (Foz do Rio Pirangi), Parnamirim / Rio Pium (Ponte Nova), Parnamirim / Rio Pium (Balneário Pium), Natal / Areia Preta (Praça da Jangada), Natal / Praia do Meio (Iemanjá) e Natal / Redinha (Rio Potengi).
Semanalmente, são colhidas, analisadas e classificadas amostras de 33 pontos de corpos hídricos da região costeira entre Nísia Floresta e Extremoz a fim de informar ao banhista quais os locais mais seguros para o banho: Ponte Negra, Redinha, Cotovelo, Tabatinga, Graçandu, Genipabu e Pitangui estão entre as praias monitoradas.
A classificação leva em conta a quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas, como estabelecido na resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.