Dezenas de pessoas dormiram sobre papelões, isopor e cadeiras em uma fila que começou a se formar ainda na manhã de quinta-feira (20) em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Igapó, na Zona Norte de Natal. Algo desumano e até certo ponto humilhante.
A população procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no CadÚnico, por meio do qual podem ter acesso a serviços e programas sociais como o Auxílio Brasil.
A Guarda Municipal chegou a ser acionada durante a madrugada desta sexta-feira (20) para conter uma briga e permaneceu no local até a manhã. Testemunhas disseram que pessoas que chegaram mais cedo na fila venderam o lugar para outras, que só chegaram nesta sexta (21).
O agendamento para atendimento no Cras só ocorre por telefone, ao longo da semana, ou de forma presencial, na sexta-feira, com distribuição de 150 fichas.
Porém, os usuários reclamam que as ligações não são atendidas e, por isso, preferem enfrentar a fila. Pela manhã, algumas das pessoas que passaram a noite no local constataram que não conseguiriam atendimento porque já havia mais de 150 pessoas.
Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) disse que são distribuídas 150 fichas, porque essa é a estrutura disponível na unidade e não tem como ampliar o atendimento no momento.
Imensa fila só reflete o momento em que vivemos: famílias passando dificuldade e requerendo aos auxílios do governo para tentar driblar a crise.
Com informações do G1 RN*
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