Natal

Desumano: natalenses passam noite em fila para tentar agendar atendimento no Cras

População procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no CadÚnico, e ter acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil

Dezenas de pessoas dormiram sobre papelões, isopor e cadeiras em uma fila que começou a se formar ainda na manhã de quinta-feira (20) em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Igapó, na Zona Norte de Natal. Algo desumano e até certo ponto humilhante.

A população procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no CadÚnico, por meio do qual podem ter acesso a serviços e programas sociais como o Auxílio Brasil.

A Guarda Municipal chegou a ser acionada durante a madrugada desta sexta-feira (20) para conter uma briga e permaneceu no local até a manhã. Testemunhas disseram que pessoas que chegaram mais cedo na fila venderam o lugar para outras, que só chegaram nesta sexta (21).

O agendamento para atendimento no Cras só ocorre por telefone, ao longo da semana, ou de forma presencial, na sexta-feira, com distribuição de 150 fichas.

Porém, os usuários reclamam que as ligações não são atendidas e, por isso, preferem enfrentar a fila. Pela manhã, algumas das pessoas que passaram a noite no local constataram que não conseguiriam atendimento porque já havia mais de 150 pessoas.

Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) disse que são distribuídas 150 fichas, porque essa é a estrutura disponível na unidade e não tem como ampliar o atendimento no momento.

Imensa fila só reflete o momento em que vivemos: famílias passando dificuldade e requerendo aos auxílios do governo para tentar driblar a crise.

Com informações do G1 RN*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.