O delegado aposentado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Delmontiê Evaristo Falcão, foi preso na manhã desta segunda-feira (22) em Natal. Ele foi detido por agredir e ameaçar de morte um agente policial no ano de 2015. Além disso, há a suspeita de que o ex-delegado tenha participação em uma milícia.
Delmontiê Falcão foi detido durante as atividades da “Operação Hostes”, onde foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em Ipanguaçu, Vera Cruz, Macaíba e Natal. Na casa do delegado aposentado, a Polícia Civil apreendeu várias armas, munições e uma moto roubada.
As prisões e apreensões foram realizadas por agentes da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio (Dedep) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
De acordo com a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas em 2015. À época, um agente da polícia denunciou ter sido agredido e ameaçado de morte pelo então delegado Delmontiê Falcão, que era o responsável pelo Distrito da cidade de Assu.
Segundo a polícia, o agente investigava uma suposta participação de Delmontiê Falcão em uma milícia, cuja atuação ocorria na região Oeste do Estado.
Delmontiê foi preso pelos crimes de tortura, abuso de autoridade e milícia privada.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.