O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei n° 383/2021 que institui o projeto “Programa Corujão da Saúde”, cujo objetivo é elaborar um plano de otimização à prestação do serviço de saúde, fornecendo exames, consultas e cirurgias em horários alternativos, preferencialmente das 18h às 00h na rede pública, privada e filantrópica de saúde.
De acordo com autor do projeto, o vereador Tércio Tinoco (União Brasil), o programa é inspirado no ”Corujão da Saúde”, realizado pela Prefeitura de São Paulo, que zerou a fila de espera de exames em 99,65%.
“Não podemos aceitar que a população espere por meses, anos seguidamente, por uma consulta, exame ou cirurgia. Sabemos que existem pessoas com mais de um ano, dois anos, três anos aguardando em filas de espera. Essa crueldade tem que acabar!“, pontuou.
A oferta de horários alternativos também pode ser benéfica para aqueles que trabalham durante o dia e não conseguem comparecer às consultas ou exames em horário comercial. Com essa iniciativa, será possível ampliar o acesso aos serviços de saúde para pessoas que antes não tinham disponibilidade para se deslocar aos postos de saúde em horário comercial.
Outro ponto importante é que o programa não será restrito à rede pública de saúde, mas também incluirá a rede privada e filantrópica, ampliando a oferta de atendimento e diminuindo as filas de espera. Essa parceria com a iniciativa privada e filantrópica é essencial para garantir que o atendimento seja prestado com qualidade e rapidez.
O projeto foi aprovado em segunda discussão na Câmara e, agora, segue para sanção do prefeito.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.