Natal

Contribuintes poderão parcelar dívidas com o município de Natal

Os contribuintes interessados em regularizar sua situação junto ao Fisco Municipal têm até o dia 30 de dezembro para negociar seus débitos

A prefeitura de Natal estabeleceu condições especiais para o parcelamento de tributos municipais. Os contribuintes que estão em débito podem parcelar, além de dívidas antigas, débitos deste ano de 2022. A norma anterior proibia esse benefício. Aqueles que regularizarem a situação adquirem o direito aos descontos previstos para 2023 e recebem as certidões de regularidade fiscal.

De acordo com o Decreto 12.657, de 1° de novembro, inclusive aqueles devedores que possuíam débitos antigos, já parcelados, e que foram extintos por inadimplência do contribuinte, podem voltar a negociar, incluindo até mesmo novas dívidas.

Entre outras coisas, além de reconhecer a dificuldade da população após enfrentar uma pandemia, nós queremos estimular a arrecadação voluntária pelo contribuinte e evitar o aumento da Dívida Ativa do Município, bem com a negativação do devedor nos cadastros de proteção ao crédito”, explicou o Secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes.

Os contribuintes interessados em regularizar sua situação junto ao Fisco Municipal têm até o dia 30 de dezembro para negociar seus débitos, que poderão ser parcelados em até 30 (trinta) parcelas mensais, desde que o valor da entrada não seja inferior a 20% do montante negociado.

Com essa medida, nós também resolvemos a necessidade de resolução de conflitos tributários, permitindo a redução dos custos e do tempo processual e a necessidade de promover condições de igualdade a todos os contribuintes”, explicou Ludenilson.

Segundo a Semut – Secretaria Municipal de Tributação, apenas será permitido o parcelamento de créditos do exercício de 2022, de tributo lançado originalmente de forma parcelada, se houver parcela atrasada e a adesão ao parcelamento englobar a totalidade das parcelas vencidas e/ou vincendas.

Os contribuintes que quiserem parcelar as dívidas com o Município podem solicitar o parcelamento (acesso – requerimento de acesso), precisam acessar o endereço eletrônico www.natal.rn.gov.br/semut e a plataforma do Directa, da Secretaria Municipal de Tributação.  No site também há um ícone com o CHAT PARA TIRAR DÚVIDAS E ATENDIMENTO, além do FALE CONOSCO (no canto superior da tela).

Os telefones para atendimento via WhatsApp são: 3232-9169, 3232-8894, 3232-9165, 3232-8884 e 3232-9029.

As pessoas que não conseguirem acessar os meios remotos podem se dirigir até a sede física da Secretaria (Rua Açu, 394 – Tirol) para serem atendidas das 08h às 14h.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.