Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite? Cada item tem um valor diferente, mas a verdade é que no Brasil a tributação é uma das mais altas do mundo. Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promove o Dia Livre de Impostos, que esse ano acontece no dia 30 de maio.
A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos, então no Dia Livre de Impostos os lojistas participantes vão comercializar seus itens no valor que geralmente é consumido por tributação. “Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 140 que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, diz Bruno Xavier, diretor da CDL Jovem de Natal.
O Dia da Liberdade de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve. Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta em diminuição dos números do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo vicioso. “O brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido”.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. “O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores”, afirma Bruno Xavier.
Ação na capital do RN
No Rio Grande do Norte, a programação da data é coordenada pela CDL Jovem Natal. “Já são mais de 200 lojas participando, várias lojas de rua, de shopping. Tem posto de combustível que vai vender uma certa quantidade de gasolina com desconto de 43,6%. Para o consumidor é bom, mas para o empresário é um dia de protesto, porque a gente subsidia esse desconto, não deixamos de pagar o imposto. Nós estamos mostrando para a população quanto ela paga de imposto. Que o valor que ela paga não representa apenas o valor de produção e o lucro do empresário”, aponta Bruno Xavier.
A expectativa é que vários segmentos participem, entre eles estão lojistas em geral, shopping centers, centro comerciais, postos de gasolina, redes alimentícias, concessionárias e entre outros.
Os comerciantes que ainda quiserem aderir ao movimento deverão entrar em contato com a CDL Jovem através do telefone (84) 99490–1150 ou pelo site da campanha (veja aqui), para informar dados da sua empresa, bem como, a oferta que deseja anunciar de acordo com a carga tributária do seu produto ou serviço.
Empresas participantes
Estabelecimentos divulgados pela CDL.
- Fio a Fio
- Avohai
- Crawford
- Pizzaria Massa Fina
- Pandora
- Cia da Fórmula
- Oculare
- Officina de Montagem
- Onix
- Rommanel
- Brinkids
- CVC
- Lilica
- Le Postiche
- Le Famme
- TNG
- Mr. Cat
- Lacoste
- Puket
- Camarões
- Soff Perfumes
- Imaginarium
- Spyce
- Usaflex
- Mundo do Smarthphone
- Martan
- Andarella
- Goldnutrix
- Lewash
- Pittsburg
- Contemporâneo
- Prático Gourmet,
- Lilica Ripilica
- Fogo & Chama
- Miranda Computação
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