Por causa do afastamento de cerca de 173 profissionais que apresentaram sintomas gripais, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol–UFRN) anunciou a redução de 35% da oferta de leitos disponíveis. Além disso, a unidade aplicou uma série de medidas para organizar o atendimento e reduziu serviços.
De acordo com a direção da unidade, os profissionais afastados atuam na área assistencial, setores administrativos e também como terceirizados.
Além da redução de leitos, as medidas estabelecem ainda a proibição de visitas, restrição da entrada de acompanhantes, além de suspensão de exames, cirurgias e outros procedimentos considerados eletivos.
Confira a lista de medidas:
- Suspensão das visitas nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva;
- Restrição de acompanhantes aos casos previstos em lei: para pacientes idosos (maior ou igual a 60 anos), jovens até 16 anos incompletos e portadores de necessidades especiais;
- Reforço das medidas preventivas em todas as áreas do hospital;
- Redução em 35% dos leitos disponíveis para internação em todos os andares do Edifício Central de Internações (ECI);
- Suspensão dos exames eletivos de média complexidade;
- Suspensão das agendas eletivas da Unidade de Reabilitação;
- Suspensão das cirurgias eletivas de média complexidade;
- Suspensão das atividades do centro cirúrgico ambulatorial;
- Suspensão das agendas do ambulatório no Sistema de Regulação (Sisreg).
Todas as medidas impactam somente novas agendas, não gerando cancelamentos de marcações já realizadas, e segundo a direção do HUOL, “têm objetivo de preservar os serviços essenciais, além de reduzir a circulação de pessoas no hospital, garantindo maior proteção aos pacientes, profissionais de saúde e comunidade em geral”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.