NatalSaúde
Trending

Casa da Gestante da Maternidade Januário Cicco oferece suporte especializado a mães e bebês

Além do atendimento clínico, a Casa da Gestante será um importante campo de prática para residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (07), a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP).

O espaço é destinado a gestantes, recém-nascidos e puérperas que necessitam de acompanhamento constante, mas sem demanda de internação hospitalar, garantindo atendimento humanizado, integral e multiprofissional.

A Casa da Gestante recebeu R$ 143 mil em investimentos do Ministério da Saúde e conta com dez leitos para acolher pacientes que precisam de acompanhamento diário, contribuindo também para reduzir a superlotação da maternidade. A iniciativa visa melhorar a rotatividade dos leitos hospitalares, ampliando o acesso a um número maior de gestantes e puérperas, como explicou o gerente de Atenção à Saúde da MEJC-UFRN, Marcelo Lorençato.

A intenção é acomodar esse tipo de paciente, que não necessariamente precisa de uma internação, em um espaço de acolhimento e assistência e, além disso, contribuir para a rotatividade dos leitos da maternidade, contemplando um número maior de pacientes que necessitam”, detalhou Lorençato.

A CGBP é uma residência provisória que destina-se a pacientes de alto risco que têm dificuldades para o deslocamento frequente até a maternidade e precisam de acompanhamento contínuo. O espaço também atende à recuperação nutricional de recém-nascidos e oferece apoio a puérperas cujos bebês estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ou Intermediária da MEJC.

Além do atendimento clínico, a Casa da Gestante será um importante campo de prática para residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia, além de programas de residência multiprofissional em intensivismo neonatal e alunos de graduação e ensino técnico da área da saúde. Esse ambiente oferece uma formação prática valiosa aos futuros profissionais, que aprendem em um contexto de atendimento humanizado e especializado.

Para Luiz Murillo Lopes de Brito, superintendente da MEJC-UFRN, a inauguração do espaço é uma conquista importante para o Rio Grande do Norte, atendendo pacientes que precisam de cuidado e vigilância constantes. “Proporcionar esse cuidado mais próximo, mais humanizado e com o apoio de toda a equipe multiprofissional contribui para a melhoria das taxas de morbidade e mortalidade desses pacientes, para a qualidade de vida da mãe e do bebê, além de contribuir para a formação de profissionais de diversas especialidades”, afirmou Brito, destacando o impacto positivo do projeto para a saúde materno-infantil e para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MEJC surge como um novo modelo de atendimento humanizado na saúde pública, priorizando o bem-estar das pacientes e otimizando a capacidade de atendimento da maternidade.

Casa da Gestante da Maternidade Januário Cicco oferece suporte especializado a mães e bebês
Foto: Assessoria MEJC

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.