A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) definiu um esquema especial para organizar o trânsito e o transporte durante dois grandes eventos que movimentarão a cidade: o Carnatal e o Festival Halleluya, programados para os dias 6, 7 e 8 de dezembro. A operação contará com bloqueios estratégicos, mudanças nos acessos e reforço de agentes de mobilidade.
No primeiro dia do Carnatal, na sexta-feira (6), a partir das 16h, alguns trechos importantes de Natal serão interditados:
- O túnel da Avenida Romualdo Galvão será fechado.
- O acesso da Avenida Prudente de Morais, embaixo do viaduto estaiado, será bloqueado.
- A interdição inclui ainda o trecho da Prudente de Morais no sentido Candelária/Arena das Dunas, na altura da Avenida Lima e Silva.
Nos dias seguintes, sábado (7) e domingo (8), os mesmos bloqueios serão realizados, mas com início às 17h.
Para minimizar os impactos aos motoristas e garantir o acesso aos eventos, a STTU definiu áreas específicas para embarque e desembarque:
- Transporte por aplicativos: proximidades do Hotel Ibis, na Morais Navarro.
- Táxis: na Avenida Lima e Silva, próximo à Escola Estadual Régulo Tinôco.
O transporte coletivo também será ajustado, com ônibus operando no sistema Corujão, além de pontos de parada ao longo do Corredor da Folia.
A operação do Carnatal contará com 40 agentes de mobilidade por dia, divididos entre motos e viaturas. Além disso, haverá colaboração com o CPRE e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na fiscalização da Lei Seca. A STTU reforça a orientação: “Se beber, não dirija.”
Esquema de trânsito para o Halleluya
Simultaneamente, o Festival Halleluya será realizado no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para este evento, a STTU escalou 16 agentes de mobilidade por dia, que atuarão em parceria com a PRF.
As principais mudanças no trânsito para o Halleluya incluem:
- Bloqueio da Marginal da BR-101, na altura do campus da UFRN, no sentido Via Direta/Centro.
- Interdição do túnel de acesso à Marginal.
Assim como no Carnatal, áreas específicas foram estabelecidas para transporte:
- Transporte por aplicativos e táxis: pontos nas proximidades do Via Direta, garantindo fácil acesso ao local do evento.
A STTU também alerta os motoristas a evitarem os trechos bloqueados e destaca que informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3232-9107, 3232-9105, 98870-3862 e 3232-9102.
Com as operações simultâneas, Natal contará com reforço nas vias públicas para garantir a segurança e a fluidez do trânsito. A parceria entre a STTU, CPRE e PRF visa evitar incidentes e oferecer suporte a motoristas e pedestres durante os eventos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.