Natal

Campanha de vacinação antirrábica começa na próxima semana em Natal

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal está realizando os últimos preparativos para a Campanha Antirrábica 2017, para cães e gatos, a partir de 45 dias de nascidos. A campanha inicia em 15 de agosto e segue até 18 de outubro, tendo o Dia “D” em 7 de outubro.

O Centro de Zoonoses – responsável pela campanha, vem promovendo durante os meses de julho e agosto, ampla capacitação com os agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários dos cinco Distritos Sanitários.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde do CCZ, Huyliane Souza, a capacitação tem por propósito atualizar os profissionais envolvidos na campanha, afim incorporar novos conhecimentos, para assegurar uma melhor qualidade na prestação dos serviços ofertados.

A meta de animais a ser vacinados é de 60%, algo que compreende 85.143 animais, entre cães e gatos. Em Natal existem uma população de 99.793 cães e 42.112 gatos, totalizando o número de 141.905 animais.

Campanha Antirrábica 2017
Campanha Antirrábica 2017

Raiva

É uma doença infecciosa aguda e de alta letalidade em humanos e animais. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva para o homem nos ambientes urbanos, entretanto mamíferos de áreas silvestres, como raposas e saguis podem contrair e transmitir a raiva, sendo, portanto, potenciais transmissores da doença.

Sintomas

O animal apresenta dificuldade para engolir água e alimentos, alta salivação, mudança repentina no comportamento. Os cães, têm o latido diferente, podendo parecer um “uivo rouco”; e os morcegos podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais. Já o humano apresenta febre pouco intensa, mal-estar, dor de cabeça, dificuldade para engolir, náuseas, irritabilidade, inquietude, sensibilidade a luz, e ao barulho, pavor de água ou qualquer líquido (característica que remete ao outro nome da doença a “hidrofobia”). A partir de então, são frequentes ataques de terror, depressão nervosa, convulsões, acessos de fúria, alucinações visuais e auditivas, alta salivação e delírio.

Cuidados e Prevenção

Vacinar anualmente seu cão ou gato com idade a partir de 45 dias; evitar contato com animais desconhecidos; em caso de ataques por cães, gatos, morcegos ou qualquer outro animal que possa transmitir a doença deve-se seguir os procedimentos como: Lavar bem a ferida com água e sabão; procurar a Unidade de Pronto-atendimento mais próxima ou o hospital de referência do município de Natal, que no caso é o Hospital Gisela Trigueiro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.