Natal

Arsban inicia operação para fiscalizar ligações de esgoto irregulares em Natal

Agência Reguladora de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) iniciou neste mês de maio uma série de ações de fiscalização com o objetivo de autuar residências com ligações de esgoto irregulares no município. A ação, que ganhou o nome de operação clandestinos, tem trabalho articulado com a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A operação teve início na quarta-feira (03) no conjunto Pirangi, bairro Neópolis, zona sul de Natal.

Por meio de denúncias recebidas pela ouvidoria da Arsban, foi divulgada a situação de extravasamento de bueiros na rua Furnas, do conjunto Pirangi. Após averiguação da equipe técnica da agência, foi articulada uma ação conjunta para resolução do problema, investigação e autuação dos moradores. Após resolvido o extravasamento e identificada a residência responsável, a Semurb, órgão fiscalizador da poluição e degradação ambiental no município, junto à Caern, autuaram o responsável mediante multa.

Segundo Ewerton Siqueira, chefe de manutenção de esgotos Natal-Sul da companhia, este caso é uma das cinco reincidências que o dono do imóvel já havia sido exposto e multado em anos anteriores. A casa, apesar de estar situado numa região que já contêm a rede de esgoto implantada, ainda não pode utilizar o serviço antes da finalização da estação de tratamento do Jiqui. “Assim que o processo da estação for finalizado, cada residência da região receberá uma carta informando a permissão da Caern para a ligação do esgoto doméstico na rede municipal. Antes desse aviso, nenhum morador pode realizar esta ligação”, informa Siqueira.

A operação continua por todo o mês, identificando outras residências que possam estar utilizando de forma irregular o sistema. A proposta dos agentes de fiscalização é o de educar os moradores e explicar a importância de não utilizar a rede de esgoto enquanto a estação de tratamento não for finalizada. Investir em saneamento básico é investir em saúde. A exposição de resíduos pode causar sérios problemas não só à população, como também ao meio ambiente.

O supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, conta que esta exposição causa sérios problemas para o ecossistema, principalmente quando lançados sem tratamento em corpos d´água. Quando despejado em vias públicas, os ácidos acumulados nos resíduos em contato com o asfalto causam erosões, diminuindo a mobilidade nas vias públicas, além de expor a própria população a doenças como cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B.

Serviços de denúncia:
Arsban – 0800 281 5613
Caern – 115
Semurb – 3232-8118

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.