Na tarde desta quarta-feira, o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte invadiu a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal, como parte de uma operação de transferência de detentos que vai envolver diversas unidades prisionais do estado. Durante a operação, foram apreendidas armas brancas, armas de fogo e coletes. As Forças Armadas irão auxiliar nas buscas e diligências dentro da Penitenciária.
Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde de hoje, o secretário de Segurança Pública Caio Bezerra informou que foram transferidos 220 presos da Penitenciária de Alcaçuz para outros presídios do estado. Para conseguir vagas para esses apenados, presos de outros presídios e que, segundo o secretário, não fazem parte de nenhuma facção, foram alocados para Alcaçuz. O policiamento ostensivo foi reforçado nas ruas de Natal, segundo comunicado do governo.
Ataques
Durante a tarde desta quarta-feira (18) a cidade de Natal foi palco de ataques. Um terminal de ônibus da empresa Guanabara, na zona Norte de Natal, foi alvo de criminosos. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra pelo menos dois veículos atingidos pelas chamas.
Mais cedo, um ônibus da empresa Santa Maria, que faz a linha 38, foi incendiado na Praia do Meio, zona Leste da capital. Bandidos ainda incendiaram um veículo do Governo do Estado no bairro de Mãe Luíza, também na zona Leste. Criminosos trocaram tiros com policiais na tarde desta quarta-feira (18), na Avenida João 23, no bairro de Mãe Luíza, em Natal, e incendiaram um carro do governo do estado.
Com a onda de ataques, as empresas de ônibus de Natal já começaram a recolher todos os ônibus que estão nas ruas. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn). Os ataques foram confirmados pela Secretaria de Segurança do RN (Sesed). No entanto, o órgão não afirmou se os crimes estão relacionados a crise no sistema penitenciário.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.