Natal
Tendência

Análises confirmam que golfinho morreu em Ponta Negra por interação com atividade humana

Pesquisadores revelam que o animal sofreu lesão grave causada por objeto perfuro-cortante.

O golfinho encontrado morto e encalhado na Praia de Ponta Negra, em Natal, na última segunda-feira (30), teve a morte provocada por uma interação com atividade humana, especificamente causada por um objeto perfuro-cortante.

A conclusão vem de análises conduzidas por Flávio Lima, professor e coordenador do projeto Cetáceos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º), após investigações no corpo do animal.

O golfinho, um macho adulto com cerca de 2,60 metros, da espécie popularmente conhecida como golfinho nariz-de-garrafa, foi encontrado em estado avançado de decomposição. Segundo Flávio Lima, as condições do corpo dificultaram a análise completa, mas as lesões encontradas sugerem que a morte foi consequência de um corte profundo em uma das nadadeiras, possivelmente causado por uma lâmina. “Foi identificada uma lesão significativa que pode ter levado o animal a encalhar“, explicou o professor.

De acordo com Giovana Santoro, médica veterinária do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAN), a lesão mais severa, causada pelo objeto cortante, pode ter atraído predadores marinhos, como tubarões. “O sangue liberado pela ferida provavelmente atraiu tubarões, o que ocasionou outras lesões oportunistas. Além disso, foram identificados sinais de predação por aves e pequenos tubarões, mas a lesão principal indica interação humana“, afirmou Giovana.

A hipótese de que a morte foi causada por atividade humana foi reforçada por Flávio Lima, que destacou que o animal não apresentava sinais de doença ou qualquer outro fator natural que pudesse ter causado o encalhe. “Esse golfinho estava em boas condições de saúde. Não encontramos indícios de doenças que pudessem justificar o encalhe ou a morte, o que confirma a interferência humana como causa principal“, concluiu.

A equipe de pesquisadores ressalta a importância de conscientização sobre a proteção da fauna marinha, principalmente em áreas urbanas e turísticas como a orla de Ponta Negra. Incidentes como esse reforçam a necessidade de regulamentar e fiscalizar atividades humanas que possam afetar negativamente a vida marinha.

Analises confirmam acao humana na morte de golfinho encontrado em Ponta Negra
Foto: Projeto Cetáceos

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.