Natal

Alerta de Chuvas Intensas na Bahia: Salvador e Várias Cidades em Risco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas e acumuladas na Bahia, com foco em Salvador e diversas outras cidades. O alerta de acumulado de chuva, classificado como perigo, vale até as 10h desta quinta-feira (28) e prevê chuvas que podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou de 50 a 100 milímetros por dia (mm/dia). Há risco significativo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

Recomendações para a população em áreas com alerta de acumulado de chuva:

  • Observe alterações nas encostas.
  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
  • Em caso de inundação, proteja seus pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos.
  • Para mais informações, contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta de acumulado de chuva abrange os seguintes municípios: Araçás, Aratuípe, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Itaparica, Jaguaripe, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Muniz Ferreira, Nazaré, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felipe, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Valença e Vera Cruz.

Além do alerta de acumulado, o Inmet emitiu um segundo aviso, para chuvas intensas em todo o estado da Bahia. Classificado como perigo potencial, este alerta também se estende até as 10h desta quinta-feira. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Recomendações para a população em áreas com alerta de chuvas intensas:

  • Não se abrigue debaixo de árvores durante rajadas de vento devido ao risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Este alerta abrange os municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lurdes, Catolândia, Correntina, Cotegipe, Cristópolis e Itaguaçu da Bahia.

Situação em Salvador: A capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, o dobro da média histórica. Em alguns locais, o volume de chuva superou o triplo da média para o mês, como na avenida San Martin e Retiro, com mais de 360 mm. A prefeitura de Salvador mobilizou equipes para minimizar os impactos das chuvas, respondendo a cerca de 270 pedidos de ajuda nos últimos três dias, principalmente por deslizamentos ou ameaças de deslizamento. Na manhã de quarta-feira, foram registrados mais 30 mm de chuva na região norte, saturando o solo. As sirenes de cinco bairros foram acionadas, e abrigos estão recebendo famílias de áreas de risco. A prefeitura confirmou um deslizamento que, segundo relatos, soterrou pelo menos 10 casas na região da Saramandaia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.