Natal

Agendamento do CadÚnico em Natal agora é feito exclusivamente por aplicativo

A partir de hoje, o agendamento para atualização e inclusão de novos beneficiários será feito exclusivamente por meio do Natal Digital

Buscando ampliar o acesso dos usuários para o agendamento do Cadastro Único, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) implementou no CadÚnico o agendamento virtual, por meio do aplicativo Natal Digital. A estratégia da Semtas visa desafogar as gigantes filas que vêm se formando nos últimos meses nas unidades e nos Centros de Referência da Assistência Social.

A partir desta quinta-feira (10), o agendamento para atualização e inclusão de novos beneficiários no CadÚnico será feito exclusivamente por meio do app. Caso o usuário não tenha acesso à tecnologia ele deve se encaminhar até uma das unidades de atendimento para ser auxiliado e assim ter acesso ao aplicativo.

Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a medida garante mais agilidade e conforto ao público. “O usuário poderá, no ato do agendamento via aplicativo, escolher o local mais próximo da sua residência conforme disponibilidade no número de vagas. Estamos criando ações e estratégias que funcionem e possamos agilizar o processo de atualização cadastral e das novas inclusões. Sabemos o quanto esses programas são fundamentais para os natalenses que se encontram em vulnerabilidade e nosso objetivo é atender a todos”, afirma.

Após baixar o app, disponível no Google Play e Apple Store, o usuário deve clicar no ícone “Serviços” e depois clicar em “Cadastro Único” e seguir o passo a passo preenchendo os campos necessários para o atendimento.

Já os números de WhatsApp ficarão disponíveis para a população esclarecer dúvidas em geral sobre o CadÚnico. Os telefones são 3232.9248 Ribeira e 3232.4385 Igapó. O atendimento acontece no mesmo horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e somente através de mensagem de texto, não sendo possível áudios e ligações. No entanto, maioria dos usuários reclamam da falta de respostas por esse meio.

Inclusão de novos beneficiários

Outra estratégia adotada pela Semtas é o escalonamento dos beneficiários para a atualização cadastral. A partir do mês de março será adotado um calendário de atendimento de acordo com o último número de identificação Social (NIS) e a data limite de atualização cadastral dos usuários. Já para as novas inclusões poderão ser feitas em qualquer mês até o final do ano, dependendo da disponibilidade de vagas ofertadas pela secretaria.

Confira calendário:

Agendamento do CadÚnico em Natal agora é feito exclusivamente por aplicativo
Agendamento do CadÚnico em Natal agora é feito exclusivamente por aplicativo 2

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o governo federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais. Atualmente, Natal tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.