A capital potiguar será sede do 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (CONEST), que ocorre de 17 a 19 de outubro deste ano, na Escola de Governo, localizada na Governadoria. Com o tema “Os desafios da segurança no trabalho nos dias atuais”, o evento reunirá especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área de Segurança do Trabalho. Serão debatidos temas decorrentes dos desafios, avanços e retrocessos da área, no âmbito profissional e acadêmico, considerando a atuação nos nove países que têm o português como língua oficial.
O principal diferencial do evento deste ano é a presença de profissionais de países como Portugal, Angola e Cabo Verde, na qualidade de conferencistas e participantes. De acordo com o engenheiro Benvenuto Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST, a abordagem internacional tem a proposta de integrar os nove países lusófonos no apoio às instituições de ensino e à promoção de melhorias no percurso profissional entres esses países.
“O Nordeste nunca promoveu um evento voltado à Engenharia de Segurança do Trabalho com este porte, em relação à quantidade e qualidade técnica dos palestrantes, ao caráter internacional do Congresso e principalmente à quantidade de trabalhos científicos a serem apresentados. A vigésima edição do Conest vem para fortalecer a classe e capacitar os profissionais em relação às novidades e desafios do mercado”, afirma o engenheiro Benvenuto.
Alguns dos temas de destaque do evento são: ‘Perícias trabalhistas e previdenciárias frente à reforma trabalhista e o Novo Código Civil’; ‘Riscos psicossociais e o envelhecimento dos trabalhadores’; ‘A segurança e saúde do trabalho e a atuação do Ministério Público do Trabalho’.
Estão confirmados especialistas da área como Hélder Simões, sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais e professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra/Portugal; Mario Luiz Fantazzini, consultor independente e membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO); e Edwar Abreu Gonçalves, juiz do trabalho aposentado e Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Sobre a Engenharia de Segurança do Trabalho (EST)
Apesar de mais de 30 anos criada e regulamentada, ainda é de pouco conhecimento da população a atuação da Engenharia de Segurança do Trabalho. “O profissional opera em diversos ramos da atividade econômica, e tem como papel fundamental planejar a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e orientar as empresas e trabalhadores, a fim de preservar a segurança, saúde e a integridade física no local de trabalho, onde as pessoas passam a maior parte da sua vida”, explica o presidente da ANEST.
Apesar de a EST estar vinculada à área das Ciências Exatas, Benvenuto destaca a abordagem humanística da profissão. “Nossa formação é polivalente, ou seja, apresentamos solução para todos os desafio e demandas que comprometam a segurança, a saúde e a integridade física do trabalhador. Temos que reconhecer os riscos das atividades, quantificar e adotar medidas de controle como forma de neutralizar ou eliminar o risco”, explica.
A população economicamente ativa de profissionais da Segurança do Trabalho no Brasil é de aproximadamente 120 milhões, onde cerca de 33 milhões estão trabalhando com carteira assinada. Somente no Rio Grande do Norte, são mais de 800 engenheiros especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN).
Inscrições
Os interessados em participar do 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho podem realizar suas inscrições através do site do evento: www.conest2018.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a organização pelo email: contato@atualeventos.com e o telefone: (84) 3219–6611.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.