O município de Itaú, distante 361 km de Natal, confirmou que vai entrar em lockdown (confinamento total) a partir desta terça-feira (12). A informação foi dada na tarde desta segunda-feira (11) pelo prefeito Ciro Bezerra através de uma live no Instagram.
Segundo o prefeito, a cidade localizada na região Oeste potiguar vai ter o decreto publicado na noite desta segunda-feira, com a medida entrando em vigor no dia seguinte. O município será o primeiro no Rio Grande do Norte a tomar tal medida – que valerá pelos próximos 14 dias e visa combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município, a cidade tem 11 casos suspeitos, 11 confirmados, 01 descartado, 88 em monitoramento e nenhum óbito. Todos as pessoas que tiveram diagnóstico confirmado na cidade tiveram sintomas leves e passam bem. No entanto, “se forem encontradas essas pessoas [que estão sendo monitoradas] nas ruas, vai ter a condução coercitiva para um isolamento que a prefeitura fez no hospital Marcolino Bessa, um isolamento compulsório”, disse o prefeito.
A partir do decreto de lockdown, apenas atividades essenciais estarão abertas, como supermercados, farmácias, depósitos que vendem água e gás, serviços de delivery, lotérica e bancos.
Barreiras sanitárias também serão implantadas e diversas ruas de acessos aos bairros da cidade serão fechadas, ficando um acesso por localidade, além de ser proibido que moradores fiquem sentado nas calçadas batendo papo. A polícia do município vai autuar quem desrespeitar o decreto.
Em casos de descumprimento, segundo o prefeito, há uma multa prevista de R$ 150,00. Clique aqui e confira o decreto na íntegra.
Itaú possui de acordo com o senso do IBGE, 5.078 habitantes e faz limite com os municípios de Apodi, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes.
Com informações do Portal Grande Ponto*
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.