Rio Grande do Norte

Ministério da Saúde pretende criar serviço de radioterapia no Onofre Lopes

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, e o coordenador-geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Sandro Martins, visitaram o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para analisar o projeto de criação de um setor de radioterapia na unidade.

A parceria prevê que um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia que trata o câncer empregando feixe de radiações, será cedido pelo Ministério, enquanto a estatal que gerencia os hospitais universitários federais investirá na infraestrutura de apoio e na equipe especializada. “Há um compromisso institucional assumido com o próprio ministro da Saúde, Ricardo Barros, de prioridade deste projeto na EBSERH. Estamos aqui para definir o local e assegurar que o investimento seja efetivado”, destacou Morais.

Tido como “enorme passo” para a ampliação do serviço de Oncologia, de acordo com o chefe da especialidade no HUOL, Elio Barreto, agora o projeto será detalhado pela infraestrutura e encaminhado ao Ministério da Saúde. A eles, cabe emitir a portaria de inclusão do hospital no âmbito do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.