Rio Grande do Norte

Maternidade Januário Cicco automatiza exames do Laboratório de Microbiologia‏

Com o objetivo de modernizar e possibilitar maior agilidade nos resultados dos exames microbiológicos, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza investimentos na automação dos exames realizados no Laboratório de Microbiologia.

Foram adquiridos equipamentos para a automação de hemoculturas e para a identificação e teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Com investimento de R$ R$ 265 mil, os equipamentos são de fácil manuseio e possuem tecnologia avançada, permitindo extrema celeridade nos resultados e, sobretudo, uma maior confiabilidade, por eliminar a subjetividade das análises manuais.

“No atual contexto da medicina, a qualidade e a rapidez dos resultados dos exames microbiológicos pode representar a salvação da vida dos pacientes quando considerado que no atual momento, há o surgimento com frequência, de bactérias multirresistentes aos antibióticos, principalmente em pacientes de UTI”, destaca a superintendente substituta, Sônia Barreto.

Segundo Jesaias Rodrigues, microbiologista e especialista em controle de infecção da instituição, as vantagens da automação na microbiologia clínica permitem a identificação precisa de centenas de microrganismos, muitos dos quais impossíveis de serem identificados pelos métodos manuais e dá condições de escolha de dosagem de cada antibiótico, aumentando ou diminuindo a dosagem, ou seja, adequando a sua administração ao paciente. “Esta especificidade aliada a celeridade dos resultados proporciona uma maior eficiência terapêutica e segurança ao paciente”, afirma.

Visando a melhor operacionalização dos equipamentos, estão sendo realizados treinamentos com os profissionais do laboratório. A nova tecnologia também será utilizada no apoio ao ensino para os alunos de farmácia, biomedicina, residência médica e multiprofissional, além de aplicação na pesquisa para toda a comunidade acadêmica da instituição.

Referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e possuindo ambulatórios especializados de ginecologia, a MEJC é uma instituição 100% SUS que a 66 anos se dedica ao atendimento da mulher do Rio Grande do Norte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.