A infectologista Marise Reis, integrante do comitê científico para a covid-19 da Sesap (Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte), disse nesta terça-feira (23/02) que mais de 90% dos pacientes internados com a doença em UTIs do estado tomaram a ivermectina.
“Mais de 90% dos doentes que estão internados nas nossas UTIs fizeram uso da ivermectina. Então significa que ela não é capaz de fazer o que promete”, afirmou Reis em entrevista ao Bom dia RN, da InterTv Cabugi (filiada a Rede Globo).
O remédio não tem eficácia comprovada, até o momento, para combater a covid-19, mas tem seu uso recomendado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), e faz parte do “kit covid” promovido pelo Ministério da Saúde para tratamento precoce da doença.
A infectologista – que é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criticou a defesa do medicamento por parte do prefeito, que é médico, e afirmou que tal conduta é “inaceitável”.
“Essa defesa, nesse momento, é um acinte. É um acinte ao conhecimento médico, ao conhecimento científico. É inaceitável”, afirmou.
Reis também fez um apelo à população para que não tome a ivermectina e saia de casa como se estivesse protegida contra o coronavírus. Esse comportamento, segundo ela, tende a aumentar os casos da doença.
“Não adianta a população se esconder por trás de um comprimido de ivermectina, achando que ele vai te proteger. Não vai. A literatura já é clara em relação a isso. Não há evidências de que esse medicamento protege contra a covid”, declarou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.