Se depender do resultado de uma pesquisa feita pelas universidades federal e estadual do Piauí, UFPI e UESPI, respectivamente, o Rio Grande do Norte perdeu o título de ter em suas terras o maior cajueiro do mundo, localizado na Praia de Pirangi. Um estudo divulgado durante esta semana declara que o cajueiro do Piauí, mais conhecido como Cajueiro Rei, é o maior do mundo.
Desde julho do ano passado, uma equipe de especialistas tem intensificado a pesquisa sobre os dois cajueiros para comprovar que de fato, o Cajueiro piauiense é o maior.
Para isso, uma equipe do laboratório de biologia molecular e de estudos de injúrias biológicas (LABMIMBIO) da Uespi, que chefia a equipe que investiga o caso, identificou através de um sequenciamento genético que os dois cajueiros são da mesma espécie. Além disso, duas medições geográficas comprovaram que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m² contra 8.500 m² do Rio Grande do Norte. Um total de 300 m² de diferença.
+ Conheça 12 passeios de aventura em terras potiguares
O secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, contou em nota a imprensa piauiense que a pesquisa foi solicitada já com a certeza de que o cajueiro da cidade seria o maior do mundo. O trabalho de pesquisa, segundo ele, foi apenas para se ter uma amostra mais fidedigna sobre a extensão do ‘Cajueiro Rei’.
Como comprovada, o próximo passo, segundo o secretário, será contatar o Guinness Book para que o título que foi dado ao cajueiro do Rio Grande do Norte seja revisto.
Cajueiro de Pirangi-RN
Desde de 1994, o cajueiro da cidade de Pirangi, litoral sul do Rio Grande do Norte, é considerado pelo Guinness Book como o maior cajueiro do mundo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.