A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta terça-feira (3) a criação de um novo serviço ortopédico de baixa e média complexidade no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba. A medida faz parte de um esforço para descentralizar os atendimentos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade hospitalar do estado. A nova estrutura será implementada a partir de janeiro de 2024.
O custeio do serviço, estimado em R$ 900 mil mensais, será financiado pelo Ministério da Saúde, após um projeto apresentado à ministra Nísia Trindade, em Brasília.
“Asseguramos o compromisso de repasse de R$ 900 mil mensais para o custeio do serviço de baixa e média complexidade em ortopedia. Esse aporte representa um marco inédito para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio Grande do Norte, sendo uma ação concreta de cooperação federativa”, declarou Fátima Bezerra em coletiva realizada na Governadoria.
Estrutura e gestão
O Hospital Regional Alfredo Mesquita, atualmente especializado em atendimento obstétrico e cirurgias eletivas, será adaptado para abrigar o serviço ortopédico. A unidade passará por reformas estruturais e contará com uma entrada independente para atender os pacientes.
Segundo a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho, a nova estrutura não afetará os serviços obstétricos já oferecidos pela unidade. Ela detalhou as mudanças previstas: “A unidade hospitalar vai receber oito leitos clínicos, sala de cirurgia, sala de gesso (imobilização) e uma recepção adequada. Dessa forma, o hospital estará apto a atender os municípios e os pacientes de maneira acolhedora e confortável, oferecendo à população do Rio Grande do Norte a possibilidade de utilizar os serviços de acordo com o perfil previsto para a unidade.”
A gestão do serviço será feita pelo Consórcio Interfederativo em Saúde, inspirado no modelo do Consórcio do Seridó, que busca fortalecer a colaboração entre municípios. Os principais beneficiados serão as cidades de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim, que concentram a maioria dos casos de baixa complexidade encaminhados ao Hospital Walfredo Gurgel.
Fátima Bezerra destacou a escolha do local para o novo serviço. “Após análises em outras unidades hospitalares da Região Metropolitana, o Hospital Regional Alfredo Mesquita foi o espaço mais adequado para abrigar o novo serviço. Dessa forma, o atendimento ortopédico será instalado na unidade, com o apoio financeiro do governo federal”, afirmou.
A nova estrutura atenderá casos de traumas leves e moderados, como fraturas em braços e pernas, que não demandem procedimentos de alta complexidade ou cuidados em áreas sensíveis, como pescoço ou crânio. A secretária Lyane Ramalho explicou: “Todas as pessoas que sofrerem pequenos traumas, como em braços ou pernas, que não envolvam pescoço ou crânio, por exemplo, serão encaminhadas ao hospital de Macaíba.”
Ampliação no Hospital Walfredo Gurgel
Paralelamente, a Secretaria de Saúde Pública (SESAP) anunciou a criação de 39 novos leitos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Destes, 16 leitos já estão disponíveis, e outros 23 leitos serão entregues até o próximo dia 6 de dezembro.
Fátima Bezerra explicou a estratégia para reduzir a superlotação na unidade: “Com estes 39 leitos, a expectativa é desafogar o Walfredo Gurgel.”
As novas vagas integram um plano de contingência elaborado para mitigar a sobrecarga no hospital, que é referência estadual em casos de alta complexidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.