Rio Grande do NorteJustiça
Tendência

Justiça impede Idema de paralisar obras de engorda em Ponta Negra

As obras de engorda, retomadas em 20 de setembro de 2024, já atingiram cerca de 20% de execução, conforme a Secretaria de Infraestrutura de Natal.

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) não interrompa as obras de engorda da praia de Ponta Negra. O Idema foi notificado sobre a decisão proferida pelo juiz Geraldo Antônio da Mota na terça-feira (08).

A decisão atendeu a um mandado de segurança impetrado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) após a procuradora Marjorie Madruga ter solicitado, em 25 de setembro, a suspensão das obras.

A decisão judicial ressalta que já havia uma licença prévia emitida para a obra, e qualquer tentativa de obstruir o projeto seria uma violação da determinação judicial anterior. Em sua decisão, o juiz foi claro: “Qualquer ato que implique em obstrução do andamento da obra, fora do exercício da absoluta legalidade, implicará em descumprimento da ordem judicial anteriormente proferida“. A ordem inclui uma multa diária de R$ 10.000,00 em caso de desobediência.

As obras de engorda, retomadas em 20 de setembro de 2024, já atingiram cerca de 20% de execução, conforme a Secretaria de Infraestrutura de Natal. A Prefeitura de Natal localizou uma nova jazida de areia, importante para a continuidade do projeto. O cronograma da obra prevê conclusão entre os dias 5 e 20 de dezembro de 2024, dependendo do progresso dos trabalhos.

A Procuradoria Geral do Estado, representada por Marjorie Madruga, defendeu que o decreto de emergência ambiental, utilizado pela Prefeitura de Natal para justificar a obra, seria inconstitucional. Madruga solicitou que o Idema embargasse a obra até que a licença fosse emitida pelo Ibama, mencionando também a dragagem da nova jazida encontrada pela Funpec. Contudo, a Justiça negou esses pedidos, permitindo que a obra continuasse sem interrupções.

Obras avançam rapidamente

Engorda da praia de Ponta Negra ja altera paisagem da orla
Engorda da praia de Ponta Negra avança e pode ser entregue antes do previsto – 📸 Imagem: Abraão Júnior

De acordo com a Prefeitura de Natal, o projeto de engorda da Praia de Ponta Negra já chegou a 18% de execução, com aproximadamente 250 mil a 300 mil m³ de aterro depositados, criando uma faixa de areia de 600 metros. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, destacou que o avanço está dentro do esperado, o que reforça a previsão de conclusão até dezembro.

Além disso, ações emergenciais foram realizadas para combater a erosão em áreas críticas, como o Morro do Careca. Sacos de areia foram colocados na base do morro para proteger a estrutura natural. A Guarda Municipal e a Defesa Civil também intensificaram a fiscalização no local, evitando que turistas subam na área de preservação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.