Rio Grande do Norte

Juízes fazem mobilização “em defesa” do auxílio-moradia

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) convocaram nesta quinta-feira (15) uma paralisação de juízes para defender a manutenção do auxílio-moradia na categoria.

A validade do benefício será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (22). “O que nos motiva é a retaliação que as instituições estão sofrendo. Nunca no Brasil houve investigação e condenação de pessoas poderosas, como ex-governadores, ex-presidente da Câmara e grandes empresários, e isso está causando uma reação”, disse Roberto Veloso, presidente da Ajufe.

Ainda segundo Veloso, a ausência do auxílio-moradia poderia enfraquecer o sistema judiciário do país, além de comprometer a independência dos magistrados da categoria.

Em ao menos seis estados e no DF a mobilização afeta o atendimento na Justiça Federal: Pará, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Desde setembro de 2014, mais de 17 mil juízes, entre desembargadores e ministros, recebem R$ 4.377,73 de auxílio-moradia. O benefício é garantido por uma liminar do ministro da Corte Luiz Fux.

A paralisação afetará também a Justiça do Trabalho, que conta com 3,6 mil juízes. De acordo com Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Anamatra, a expectativa é de que 25% dos magistrados parem.

A greve também dividiu a categoria. A Associação dos Magistrados do Brasil, que é a maior associação de juízes, resolveu não aderir a paralisação.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.