Conhecido por intermediar contratos de estágio entre empresas e estudantes, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançou, na última semana, um programa de capacitação com foco em jovens que ainda estejam nos ensinos médio e técnico. A expectativa do programa, batizado de Jovem Talento CIEE, é que ocorra 500 contratos mensais de estágios. Segundo dados do banco de cadastro do CIEE, há cerca de 524 mil jovens no ensino médio e técnico elegíveis para o programa.
Além de encaminhamento para estágios, o Jovem Talento CIEE também oferecerá capacitação por meio de cursos a distância, divididos por áreas como Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade das empresas parceiras do CIEE. O estágio dos estudantes terá carga horária diária de seis horas, das quais uma será reservada para as aulas nos cursos citados acima.
Para o diretor presidente do CIEE, Humberto Casagrande, o programa tem como objetivo auxiliar jovens que estejam vulneráveis ao desemprego, provocado pela pandemia de Covid-19.
“Capacitação e oportunidades no mundo do trabalho são fatores que assombram há muitos anos os jovens brasileiros. Essa iniciativa é uma maneira de minimizar números de desalentados no nosso país e, não só isso, será possível também combater a evasão escolar”, afirmou.
O programa é válido para os estados da Região Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e São Paulo. As empresas interessadas em ofertar vagas nesta modalidade podem fazer contato diretamente com um consultor do CIEE nestes locais. Já os estudantes devem realizar um cadastro no próprio site da plataforma. O endereço é https://portal.ciee.org.br/.
As empresas podem tirar dúvidas a respeito de vagas e como aderir ao programa por meio do número 3003-2433, ligação local, sem necessidade do DDD.
*Com informações da Agência Brasil
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.