O Instituto Nacional de Meteorologia colocou 16 municípios do Rio Grande do Norte em alerta de perigo potencial para chuvas intensas nesta terça-feira, dia 4 de janeiro. As cidades da lista estão localizadas no Oeste Potiguar.
De acordo com o alerta do Inmet, os riscos para esses municípios são chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
O Instituto aponta ainda que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As orientações do Inmet são:
- em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Nos últimos dias, esses alertas do Inmet estão sendo diários.
Confira a lista dos municípios do RN em alerta:
- Água Nova
- Alexandria
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- José da Penha
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Paraná
- Pau dos Ferros
- Rafael Fernandes
- Riacho de Santana
- São Miguel
- Tenente Ananias
- Venha-Ver
Chuvas acima de 100mm marcam primeiros dias de 2022
Chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte foram registradas nesses primeiros dias de 2022. O município de Venha Ver, na Região Oeste, foi onde ocorreu o maior índice, com 143 milímetros (mm), seguido de José da Penha com 95,6mm e Alexandria com 93,6mm, de acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), das 00h de 01/01 às 07h de 03/01 de 2022.
O chefe da unidade, Gilmar Bristot explica que as chuvas são decorrentes das condições meteorológicas favoráveis como aumento da circulação de vento e aquecimento das águas do oceano. “Mesmo com valores menores, na maioria dos municípios foi observado a ocorrência de chuvas, reflexo das boas condições oceânica/atmosféricas que tem predominado nas últimas semanas”, disse.
Para os próximos dias, as condições seguem favoráveis e a previsão é de ocorrência de mais chuvas no RN. “O sistema de monitoramento indica a permanência das condições de chuva nesta semana e para o período entre os dias 11/01/22 à 20/01/22, as condições seguem bastante favoráveis, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI)”, comenta Bristot.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.