O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), investirá R$ 1.027.299,32 em um novo espaço para a sua Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), ampliando a capacidade do serviço e tornando a estrutura mais eficiente, moderna e confortável para pacientes e profissionais de saúde. O contrato da obra foi assinado este mês e os recursos são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação.
De acordo com o chefe da Oncologia do HUOL, Elio Barreto, o impacto na assistência será o benefício mais importante, pois “além de aumentar a capacidade de atendimentos ambulatoriais e tratamentos quimioterápicos, o projeto irá liberar 6 leitos adicionais, ampliando a disponibilidade de internações”, explica.
O gestor ainda acrescenta que as doenças e agravos não transmissíveis são a principal causa de adoecimento e morte da população, sendo o câncer a segunda causa mais prevalente desses óbitos. “O INCA estima 600 mil casos novos/ano em 2018 e 2019 no país. Até 2040, é estimada uma ampliação de casos em quase 80% e aumento da mortalidade em torno de 95,5%. E isso ocorre diariamente! Então, é indispensável que os serviços de saúde se fortaleçam e ampliem suas ofertas, pois há uma avalanche oncológica diante dessa terrível perspectiva de dobrar o número de mortes”.
A gerente administrativa, Zilmar Fernandes, destaca que a governança do hospital vem acompanhando os indicadores de crescimento dos casos de câncer. “A Unacon reiteradamente nos transmite dados da necessidade de ampliação da área de atendimento, de modo que nos mobilizamos para viabilizar essa demanda”.
“O projeto é fruto da soma de forças de diversas áreas, tanto assistenciais quanto administrativas. A Ebserh sede teve papel fundamental na contratação, pois foi a via do apoio financeiro, entendendo prontamente a necessidade prioritária e estratégica da ação no âmbito do HUOL”, encerrou Zilmar.
O prazo de entrega da estrutura é de 6 meses, sendo a AC Engenharia Ltda responsável pela reforma e a Arplan Engenharia Térmica encarregada da climatização.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.