Rio Grande do Norte

Hospitais do RN enfrentam superlotação de leitos

O Rio Grande do Norte tem enfrentado um novo aumento de casos da Covid-19 e uma já previsível superlotação de leitos para tratamento da doença. Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou, por meio de pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN, que duas novas variantes da covid-19 já circulam em solo potiguar. Esse registro coloca o RN em alerta, já que as duas linhagens do SARS-CoV-2 são associadas a possível maior dispersão e transmissibilidade do vírus. A confirmação vem no momento em que o estado potiguar registra mais de 80% de ocupação dos leitos críticos.

No início desta segunda-feira (22), o Regula RN, plataforma que monitora a situação de leitos, mostrou que a ocupação geral de UTIs está na casa dos 84,1%. A situação mais crítica é na região metropolitana, que tem 89,9% dos leitos ocupados.

Dos 20 hospitais do Rio Grande do Norte que atuam no tratamento de pacientes com a covid-19, nove estão com 100% dos leitos ocupados:

  • Hospital de Campanha de Natal,
  • Hospital Universitário Onofre Lopes,
  • Hospital Regional Tarcísio Maia,
  • Hospital Manoel Lucas de Miranda,
  • Hospital Maternidade do Divino Amor,
  • Hospital Municipal Aluízio Bezerra,
  • Hospital Regional Alfredo Mesquita,
  • Hospital Regional de João Câmara,
  • Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal.

Há ainda três unidades com ocupação em 90%, como o Hospital João Machado (96,5%), Hospital Giselda Trigueiro (96,2%) e o Hospital Regional Dr. Cleodon (90%).

Novas variantes no RN

Novas variantes no RN
Foto: Anastácia Vaz / UFRN

Após a confirmação das novas variantes da covid-19 no RN, a secretaria emitiu um alerta sobre a importância dos cuidados. “O Governo do Estado e a Sesap reforçam a importância de intensificar todas as medidas de controle da transmissão do vírus, evitando aglomerações, intensificando as medidas de vigilância, isolamento de todos os sintomáticos, o reforço do isolamento social, o uso correto da máscara em todos os espaços públicos e privados para que a gente consiga conter essa segunda onda e reduzir o número de casos e consequentemente de internação, nesse momento em que a lotação dos hospitais públicos e privados encontram-se nos seus limites máximos”, disse o secretário de Saúde, Cipriano Maia.

As duas linhagens do SARS-CoV-2 são associadas a possível maior dispersão e transmissibilidade do vírus, o que faz o estado entrar em alerta. As linhagens P1 e P2 foram identificadas em amostras coletadas entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021. Vinte e três amostras pertencem à linhagem P1, destas 15 delas são da cidade do Natal, duas de João Pessoa-PB, uma de Ingá-PBce uma de Conde-PB. Outras quatro são de pacientes da cidade de Manaus (AM), que foram internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa. Além disso, 46 amostras confirmam que a linhagem P2, inicialmente com comprovação de circulação no Rio de Janeiro, já circula no RN.

O secretário também reforçou que o sistema de saúde está em intenso estresse, os trabalhadores com sinais de esgotamento nesse contexto com o aumento de casos. “E essa notícia só reforça e confirma o acerto das medidas tomadas pela governadora e exige, cada vez mais, que todos os municípios intensifiquem as ações propostas no decreto e com isso a gente possa frear a transmissibilidade. Intensificar as ações de controle na atenção básica, na vigilância de cada município, para assim a gente conseguir ter êxito e reverter essa situação que assola o Brasil e o Estado do Rio Grande do Norte. O apelo é para que possamos reforçar todas as medidas, na parceria do governo com a sociedade para que possamos intensificar as medidas de controle”, disse ele.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.